Revisando o seu texto

Dicas para revisar o seu texto
Publicado em 27/11/2019 08h02

Economize seu tempo


A revisão e o teste são partes essenciais da construção de um texto.

Eles permitirão que você identifique os pontos duvidosos e problemáticos e os sane, antes da informação entrar em contato final com o seu usuário.

Este esforço evitará que horas sejam gastas no futuro para responder a questões e reclamações ou para refazer todo o trabalho e assim sanar suas falhas.


O serviço é vivo, não estático...


  • Revise seu material constantemente.: A revisão não ocorre somente após o término da primeira versão de seu documento. Ela deve ocorrer por todo o processo de criação e seguir após sua publicação. Isto é essencial para que o documento continue eficiente em seu propósito.

  • Teste o seu documento tão logo haja material suficiente. O teste deve ser parte integral do seu processo de planejamento e escrita do documento. Teste cada campo do seu material pelo menos duas vezes, durante todas as fases do planejamento e escrita do documento. Após um teste, faça as alterações necessárias e então teste novamente. A forma mais simples de testar seu material é entrega-lo para a leitura de alguém não familiarizado com o objeto do documento, e então pedir que a pessoa explique o que entendeu. Outra opção é fazer uma simulação onde a pessoa tenha que utilizar o serviço somente com as informações do documento.

Tarefas a realizar durante a revisão:


  • A cada releitura, busque e elimine redundâncias e palavras desnecessárias nas sentenças;
  • Verifique suas sentenças. Se encontrar sentenças longas ou complexas, contendo muitas frases ou muitas cláusulas, reescreva-as;
  • Preste especial atenção a três classes de palavras: adjetivos, pronomes de intensidade e preposições. As duas primeiras, via de regra, aumentam o tamanho da sentença sem acrescentar nada ao conteúdo. As últimas são normalmente encontradas em locuções, que na maioria dos casos podem ser substituídas por uma só palavra;
  • Analise novamente as informações presentes no texto. Elas são essenciais para que o usuário entenda sua mensagem? Se não, elimine-as. Informações supérfluas só servem para esconder a informação necessária no texto.


E não esqueça:


Seu texto só estará pronto quando ele permitir que o usuário:



Encontre o que precisa > Entenda o que encontrar > Use o que encontrar para atender às suas necessidades