Notícias
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Iphan promove 2ª Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática em Porto Alegre (RS)
Arte: Iphan
A 2ª Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática, evento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Escola Superior da Advocacia Geral da União (Esagu) na 4ª Região e o Comitê de Mudanças Climáticas e Patrimônio do Icomos-BR, será realizada nos próximos dias 10 e 11 de dezembro (quarta e quinta-feira), em Porto Alegre (RS), no auditório da Escola da AGU/RS, localizado na sede da Procuradoria Regional da União da 4ª Região (PRU4). A programação é aberta ao público, que deve fazer inscrição em formulário on-line até a próxima segunda-feira (8/12) para garantir participação.
Este evento dá continuidade ao seminário realizado em modalidade on-line em 30 de outubro de 2025 e compõe a etapa conclusiva do Ciclo de Diálogos Patrimônio Cultural e Ações Climáticas, do Iphan. As palestras tratarão sobre as iniciativas de fomento, educação patrimonial, participação social, e de estratégias para o futuro.
Além disso, o encontro será acompanhado de uma oficina formativa e de mobilização voltada a gestores, profissionais, pesquisadores e estudantes do patrimônio cultural, bem como a detentores, comunidades e ao público em geral, utilizando o Método para Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas.
Confira a programação completa:
10 de dezembro (quarta-feira)
9h - Abertura
9h30 - Seminário - Mesa 1: Fomento, educação patrimonial e participação social
11h - Seminário - Mesa 2: Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas: estratégias para o futuro
12h30 - Intervalo
14h - Oficina Diálogos Patrimônio Cultural e Ações Climáticas (parte 1)
18h - Encerramento
11 de dezembro (quinta-feira)
9h - Oficina de Diálogos Patrimônio Cultural e Ações Climáticas (parte 2)
12h - Intervalo
14h - Oficina de Diálogos Patrimônio Cultural e Ações Climáticas (parte 3)
17h - Encerramento
Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática
O evento compõe a etapa conclusiva do Ciclo de Diálogos Patrimônio Cultural e Ações Climáticas, do Iphan. As palestras tratarão sobre as iniciativas de fomento, educação patrimonial, participação social, e de estratégias para o futuro.
O objetivo é reunir, conhecer e divulgar ações concretas em curso sobre patrimônio cultural e mudanças climáticas, incluindo soluções de adaptação climática, de compartilhamento de tecnologias, de educação patrimonial e ambiental e de difusão do conhecimento científico e de saberes tradicionais relacionados ao tema.
Serviço
2ª Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática
Datas: 10 e 11 de dezembro (quarta e quinta-feira)
Horário: vide programação
Local: Escola da Advocacia Geral da União (AGU/RS) na 4ª Região
Endereço: R. Mostardeiro, 483 - Independência, Porto Alegre (RS)
Inscrições: https://forms.office.com/r/J7huFT3sjT
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil – amanda.gil@iphan.gov.br