Notícias
EVENTOS
INPP celebra o Dia da Terra com atividades de Educação Ambiental
Card de divulgação Dia da Terra
No próximo dia 22 de abril, celebra-se o Dia da Terra, uma data significativa para alertar sobre a importância da preservação ambiental e promover práticas sustentáveis. Criado em 1970, esta efeméride se consolidou como um marco global para mobilização em prol do meio ambiente, alertando sobre questões como o desmatamento, as mudanças climáticas e a poluição.
O Brasil abriga uma das maiores diversidades do planeta, com destaque para biomas como o Pantanal e a Amazônia, ambos sujeitos a crescentes pressões antrópicas. No caso do Pantanal, sua importância vai além da biodiversidade: o bioma desempenha funções ecossistêmicas essenciais, como a regulação hidrológica e climática, o sequestro e armazenamento de carbono, além de manter habitats críticos para espécies endêmicas e ameaçadas. Contudo, o avanço do desmatamento, a conversão de áreas naturais em pastagens, e a recorrência de incêndios florestais têm comprometido sua integridade ecológica e funcionalidade.
Como forma de promover a conscientização ambiental no contexto do Dia da Terra, o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) realizará um evento de divulgação científica e educação ambiental, no dia 23 de abril de 2025, na Escola Estadual Rafael de Siqueira, em Chapada dos Guimarães (MT). A atividade tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do Pantanal e a necessidade de ações para mitigar os impactos ambientais na região.
Pesquisadores do Instituto estarão presentes para apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas voltadas à biodiversidade do bioma. O evento contará com materiais interativos e informativos sobre plantas, peixes, bivalves, sapos, jacarés, aves, besouros, entre outros grupos que compõem a fauna e a flora pantaneira.
Por meio da exposição, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre os estudos em andamento no INPP, que abordam comportamento animal, bioacústica, ecologia de espécies, bioprospecção de plantas e o impacto das mudanças climáticas sobre a fauna e flora local. A iniciativa objetiva despertar o interesse pela ciência, fortalecer o vínculo entre a comunidade e a pesquisa científica e estimular práticas conscientes voltadas à conservação da biodiversidade do Pantanal.