Notícias
EVENTOS
Dia Nacional do Cerrado: proteger este bioma é também preservar o Pantanal
Card de divulgação - Dia Nacional do Cerrado
O Dia Nacional do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, destaca a relevância de um dos biomas mais ricos e estratégicos do Brasil. Reconhecido internacionalmente por sua biodiversidade, o Cerrado é também essencial para a manutenção dos recursos hídricos do país, abrigando nascentes que alimentam as principais bacias hidrográficas brasileiras.
Essa função garante ao Cerrado o título de “berço das águas”, pois suas formações naturais abastecem rios que sustentam populações, atividades econômicas e ecossistemas em diferentes regiões. Dentre os quais está o Pantanal, cuja dinâmica de cheias e vazantes depende diretamente das águas que descem do planalto.
O vínculo entre Cerrado e Pantanal é reforçado por uma zona de transição ecológica, onde espécies e paisagens de ambos os biomas se encontram. Essa conexão amplia a diversidade biológica, e torna ainda mais evidente a interdependência entre os dois ambientes.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a conservação do Cerrado é estratégica para a integridade do Pantanal. Alterações no uso do solo, desmatamento e queimadas no Cerrado, comprometem o fluxo dos rios, aumentam a pressão sobre os ecossistemas, e tornam o Pantanal mais vulnerável a secas e incêndios de grandes proporções.
Neste Dia Nacional do Cerrado, o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) reforça que a proteção deste bioma é essencial para garantir água, biodiversidade e qualidade de vida para toda a sociedade. Preservar o Cerrado significa, também, assegurar o futuro do Pantanal e do Brasil.