Notícias
EVENTOS
Dia do Biólogo - 03 de setembro
Card de divulgação - Dia do Biólogo
O Dia do Biólogo foi instituído pela Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, que regulamentou a profissão no Brasil, e criou os Conselhos Federal e Regionais de Biologia. A data reconhece a relevância de uma profissão que se dedica a compreender, conservar e valorizar a vida em todas as suas formas.
Para a Pesquisadora do Programa de Capacitação Institucional (PCI), MSc. Nathalia Tavares, ser bióloga vai além de uma profissão, “é uma forma única de olhar e se relacionar com o mundo”. Segundo ela, “essa data representa o reconhecimento de um trabalho que muitas vezes é silencioso e invisível, mas essencial para compreender e conservar a vida em todas as suas formas. Também é um lembrete da responsabilidade que temos em transformar o conhecimento em cuidado e respeito pela natureza.”
A atuação do biólogo é diversa e atravessa múltiplos campos do conhecimento. Esses profissionais estão presentes em pesquisas sobre fauna, flora, ecologia de ecossistemas, genética, biotecnologia, mas também em áreas aplicadas como gestão ambiental, planejamento urbano, licenciamento e monitoramento ambiental, consultoria em conservação, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, manejo da fauna e flora, além da pesquisa científica em instituições de ensino e pesquisa.
Ao refletir sobre sua trajetória, Nathalia comenta que não foi ela quem escolheu a Ornitologia, mas sim a Ornitologia que a escolheu: “Desde o primeiro contato com essa área, fiquei encantada com a diversidade que muitas vezes está diante dos nossos olhos, mas pode passar despercebida. A minha única escolha foi permanecer. E sigo nessa trajetória porque, além de as aves serem excelentes indicadores ambientais e uma ponte entre ciência e sociedade, elas despertam continuamente a minha curiosidade. O que mais me motiva a cada dia é a possibilidade de unir essa paixão com a ciência e, assim, contribuir tanto para o conhecimento acadêmico quanto para a conservação da biodiversidade.”
No Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), os biólogos têm papel fundamental na produção de conhecimento científico sobre a biodiversidade do Pantanal, e na busca de soluções para sua conservação e uso sustentável. São pesquisas que abordam desde o comportamento animal, as paisagens acústicas, a dinâmica das populações de peixes e aves, até os impactos do fogo sobre esta biodiversidade, além das interações entre animais e plantas. Esses estudos contribuem para compreender a fauna, a flora e os processos ecológicos, fortalecendo políticas públicas e a educação ambiental.
Na visão da pesquisadora, desenvolver pesquisas em um bioma tão particular como o Pantanal é uma experiência singular: “O Pantanal é um lugar de grande riqueza biológica e cultural. Fazer pesquisa ali é, ao mesmo tempo, um privilégio e um desafio. O privilégio está na oportunidade de pesquisar em um bioma tão especial; o desafio, nas dificuldades logísticas e na necessidade de conciliar a conservação com atividades humanas que também dependem do Pantanal. No fim, é sempre uma experiência de aprendizado, com novas descobertas e perspectivas.”
O trabalho cotidiano desses profissionais envolve dedicação em campo aliado ao rigor científico do laboratório e à responsabilidade de comunicar resultados à sociedade. É uma atuação que conecta ciência e cidadania, transformando conhecimento em ação e cuidado com a vida
Segundo Nathalia, os maiores desafios variam entre o campo e o laboratório: “No campo, eles estão ligados às nossas próprias expectativas e às condições adversas, que vão do clima à logística. Já no laboratório, o desafio é transformar os dados coletados em conhecimento sólido, o que exige paciência, rigor e dedicação. Em ambos os contextos, o maior aprendizado está na importância do trabalho em equipe, da resiliência e da capacidade de adaptação diante dos imprevistos. Ser bióloga me ensina todos os dias que a ciência não é apenas sobre resultados mas, principalmente, sobre o processo e sobre as pessoas que dele fazem parte.”
Neste 3 de setembro, homenageamos os Biólogos e Biólogas do INPP e de todo o país, que, com dedicação e compromisso, transformam ciência em cuidado com a vida.
Parabéns pelo Dia do Biólogo!