Sobre o PCI
O Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) integra o Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento das capacidades científicas e tecnológicas dos Institutos de Pesquisa vinculados ao Ministério. Com o objetivo de fomentar a execução de projetos de pesquisa básica e aplicada, inovação e desenvolvimento tecnológico alinhados às prioridades nacionais, o PCI concede bolsas para a formação e aperfeiçoamento de pesquisadores e estudantes, ampliando a qualificação profissional.
No âmbito do INPP, o Programa também visa aprimorar os serviços técnico-científicos prestados pelo Instituto, fortalecendo sua capacidade de responder aos desafios socioeconômicos e ambientais do Pantanal, contemplando projetos que abrangem desde pesquisas ecológicas e conservação da biodiversidade, até o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a região. Atualmente, o PCI/INPP desenvolve projetos nas seguintes linhas de ação: Mudanças Climáticas e Pantanal; Ecossistemas, Dinâmica e Uso de Espécies Vegetais do Pantanal; e Recuperação e Manejo de Áreas Degradadas no Pantanal.
Para a seleção de bolsistas, o INPP lança chamadas públicas que seguem os critérios estabelecidos pelo MCTI e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a fim de oferecer oportunidades para pesquisadores e estudantes contribuírem com os estudos para a região pantaneira. Estes bolsistas desempenham um papel essencial no avanço do conhecimento científico e na busca por soluções inovadoras para os desafios ambientais e socioeconômicos da região, impactando diretamente a comunidade local, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Pantanal e do Brasil.