EXTRATO DE OFERTA TECNOLÓGICA Nº 017/2025 INPA/COGIE
MÉTODO DE DETERMINAÇÃO ESPÉCIE-ESPECÍFICO DE LEISHMANIA (VIANNIA) GUYANENSIS
Documento de Patente n° PI 0505330-7
O INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA (Inpa) por meio da Coordenadora de Gestão da Inovação e Empreendedorismo (Cogie), torna público, para ciência de quaisquer interessados e em atendimento ao interesse público e nos termos, especialmente da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Lei n° 10.973, de 02/12/2004, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo; alterada pela Lei n° 13.243/2016; Art. 12 do Decreto n° 9.283/2018, que dispensa licitação para a celebração de contrato de transferência de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação protegida e estabelece a obrigatoriedade de publicação de extrato da oferta tecnológica em sítio eletrônico oficial da ICT pública e, ainda, a PORTARIA MCTI No 7.048, DE 24 DE MAIO DE 2023 que aprova o Regimento Interno do Inpa em vigência, que em seu Art. 48, trata das atribuições da Coordenação de Gestão da Inovação e Empreendedorismo do Inpa, que corresponde ao Núcleo de Inovação Tecnológica do Inpa, torna pública e comunica aos interessados as condições gerais e critérios de contratação de empresa para o licenciamento da patente n° PI 0505330-7 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO ESPÉCIE-ESPECÍFICO DE LEISHMANIA (VIANNIA) GUYANENSIS, na modalidade exclusiva.
- OBJETO: Celebração de contrato de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), conforme especificado a seguir.
- TIPO: Licenciamento oneroso com exclusividade ou cessão da Patente n° PI 0505330-7
- NOME: MÉTODO DE DETERMINAÇÃO ESPÉCIE-ESPECÍFICO DE LEISHMANIA (VIANNIA) GUYANENSIS .
- DESCRIÇÃO RESUMIDA DA TECNOLOGIA: A proposta descreve um método de detecção de Leishmania (Viannia) guyanensis por PCR, amplificando o DNA do protozoário isolado de lesões cutâneas, biópsias, cultivo e flebotomíneos infectados. A técnica identifica uma banda na região ITS do gene do RNA ribossomal, permitindo diferenciar essa espécie de outras dentro do subgênero Viannia e do subgênero Leishmania.
- TRL: 4.
- MODALIDADE DE OFERTA: Negociação direta.