EXTRATO DE OFERTA TECNOLÓGICA Nº 022/2025 INPA/COGIE
PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE AROMAS NATURAIS, USO DE UM BASIDIOMICETO DO GÊNERO TRAMETES E INGREDIENTE ALIMENTÍCIO
Documento de Patente n° BR 10 2025 002768 2
O INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA (Inpa) por meio da Coordenadora de Gestão da Inovação e Empreendedorismo (Cogie), torna público, para ciência de quaisquer interessados e em atendimento ao interesse público e nos termos, especialmente da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Lei n° 10.973, de 02/12/2004, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo; alterada pela Lei n° 13.243/2016; Art. 12 do Decreto n° 9.283/2018, que dispensa licitação para a celebração de contrato de transferência de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação protegida e estabelece a obrigatoriedade de publicação de extrato da oferta tecnológica em sítio eletrônico oficial da ICT pública e, ainda, a PORTARIA MCTI No 7.048, DE 24 DE MAIO DE 2023 que aprova o Regimento Interno do Inpa em vigência, que em seu Art. 48, trata das atribuições da Coordenação de Gestão da Inovação e Empreendedorismo do Inpa, que corresponde ao Núcleo de Inovação Tecnológica do Inpa, torna pública e comunica aos interessados as condições gerais e critérios de contratação de empresa para o licenciamento da patente n° BR 10 2025 002768 2 - PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE AROMAS NATURAIS, USO DE UM BASIDIOMICETO DO GÊNERO TRAMETES E INGREDIENTE ALIMENTÍCIO, na modalidade exclusiva.
- OBJETO: Celebração de contrato de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), conforme especificado a seguir.
- TIPO: Licenciamento oneroso com exclusividade ou cessão da Patente n° BR 10 2025 002768 2
- NOME: PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE AROMAS NATURAIS, USO DE UM BASIDIOMICETO DO GÊNERO TRAMETES E INGREDIENTE ALIMENTÍCIO .
- DESCRIÇÃO RESUMIDA DA TECNOLOGIA: A presente invenção se refere a um processo biológico para a produção de aromas naturais, particularmente, aromas de maracujá e de carne, uso de um basidiomiceto e ingrediente alimentício. A solução proposta se baseia na fermentação em estado sólido de fungos comestíveis e utiliza resíduos vegetais como substrato. A presente invenção possui aplicação como aromatizante em uma
- série de produtos nas mais variadas indústrias. Esses aromas podem ser aplicados especialmente em produtos alimentícios e em bebidas, mas também encontra possíveis usos em cosméticos, produtos farmacêuticos e saneantes.
- TRL: 4.
MODALIDADE DE OFERTA: Negociação direta.