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Projeto investiga conhecimento de estudantes sobre a importância da floresta amazônica na ciclagem de água e carbono
Fotos: Acervo Genoveva Azevedo/ Inpa
O projeto de pesquisa “O papel da floresta amazônica nos ciclos do carbono e da água: um estudo com alunos da educação básica no estado do Amazonas” foi para dentro de 18 escolas da capital e do interior investigar o conhecimento sobre a importância da Floresta Amazônica na mudança climática com estudantes do 9º ano. Na última quarta-feira (25), o pesquisador Niro Higuchi realizou a palestra magna “Verão mais quente com menos chuva. Por quê?”, na Escola Municipal Professora Graziela Corrêa de Oliveira, em Benjamin Constant, no Alto Solimões.
A maior floresta tropical do mundo desempenha papel fundamental na manutenção dos serviços ecossistêmicos. Entre os benefícios estão a absorção do dióxido de carbono da atmosfera, um dos principais gases do efeito estufa, e a manutenção do ciclo hidrológico, que inclui o transporte de vapor de água da floresta que contribui com as chuvas em regiões do centro-sul e países vizinhos.
De acordo com a coordenadora do projeto, a tecnologista Genoveva Azevedo, as equipes de pesquisadores e bolsistas, dos Laboratórios de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) e de Manejo Florestal (LMF), desde março, seguiram um procedimento metodológico padrão: aplicação de um questionário-diagnóstico sobre os conhecimentos dos alunos e suas experiências com a floresta; aprofundaram-se os conceitos mais importantes que estão relacionados com o tripé floresta-carbono-água, e se estimulou reflexões contextualizadas sobre a responsabilidade de cada um nesse cenário.
Em cada escola, duas turmas foram contempladas, uma para cada ciclo, ocorrendo a coleta e intervenção ao mesmo tempo. Quinze dias depois, ocorreu a aplicação de um segundo questionário com as mesmas turmas, das mesmas escolas. A base de dados válida conta com cerca de 700 alunos, de Manaus, Codajás, Tefé, Parintins, Tabatinga, Novo Airão, Manacapuru e Presidente Figueiredo. Está prevista a última coleta em Tabatinga entre 06 e 08 de novembro.
Cada escola participante recebe o “KitFloresta” composto de um pendrive com os recursos audiovisuais e slides das apresentações, e três cartilhas em HQ sobre os temas para serem utilizadas pelos professores. Cada aluno recebe uma HQ sobre o tema do qual fez a experiência: floresta e ciclagem da água - “As águas que circulam na floresta amazônica” e Floresta e ciclagem do carbono - “A terra em tempo de mudança climática e ação da floresta”.
“Esperamos um incremento nos conhecimentos dos alunos nas temáticas, e a contribuição para um pensamento relacional, crítico-reflexivo quanto ao compromisso com a preservação e conservação da floresta amazônica no médio e longo prazo”, contou Azevedo, que é pedagoga com doutorado em psicologia cognitiva. “O Inpa com esse Projeto também contribui com a socialização do conhecimento científico e entrega serviços de valor à sociedade, como parte de sua missão”, completou.
Apoio
O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Edital Humanitas, aprovação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e de professores colaboradores da rede, e apoio do INCT-Madeira/Inpa.