Notícias
Inpa e Censipam articulam parceria com foco em pesquisas de proteção da Amazônia
Parceria será formalizada em documento que vai alinhar os interesses de cooperação entre as instituições . Foto Cimone Barros - Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) do Ministério da Defesa devem assinar, em breve, um Memorando de Entendimento para atuação em projetos de pesquisa voltados à proteção da Amazônia. Este é o primeiro passo para a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições.
A parceria foi discutida em reunião da diretora do Inpa, Antonia Franco, com uma equipe de Censipam, liderada pela coordenadora-geral de Operações do Censipam, a geóloga Edileuza de Melo, que é egressa do curso de Doutorado em Clima e Ambiente do Inpa. O Censipam atua no monitoramento da Floresta Amazônica e do espaço marítimo brasileiro, gerando dados e informações em tempo real que subsidiam outras instituições na tomada de decisões, alertas, desastres e políticas públicas.
Na oportunidade, Franco fez uma apresentação institucional do Inpa e Melo mostrou um portfólio de projetos do Censipam com atuação em Painel do fogo (queimada e incêndio), análise de desmatamento utilizando principalmente imagens de radar, sistema de hidrometeorologia, Grupo integrado para a proteção da Amazônia, além de demonstrar o interesse em firmar parceria com o Inpa.
“Essa possibilidade de parceria já está encaminhada com a assinatura de um Memorando de Intenções, que pretendemos fazer em breve. Também há a possibilidade de bolsas para pesquisador visitante, a partir de um plano de trabalho com temáticas de interesse em comum. Isso fortifica a parceria entre as nossas instituições, com vistas a fortalecer a pesquisa e obter resultados que atendam a demandas da sociedade”, destacou a diretora do Inpa.
Neste ano, o Censipam completou 19 anos de criação. Possui um quadro de recursos humanos em torno de 200 pessoas, das quais 40 são permanentes, as demais são do corpo militar, servidores de outras instituições cedidos e servidores sem vínculos que são contratados para a assessoria. A coordenação-geral do Censipam está localizada em Brasília, e a instituição possui três centros regionais instalados em Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Velho (RO).
Segundo Melo, o objetivo da equipe que veio de Brasília é se aproximar das instituições com atuação na Amazônia. “Vejo que com essa reunião, apresentando nossos produtos, eu consigo vislumbrar a possibilidade de parceria, e é ela que vai nos dar a possibilidade de resultados de pesquisa e em termos de atividades aplicadas também, fazendo com que o nosso corpo técnico tenha conhecimento e agregue esse conhecimento principalmente na parte de pesquisa científica”, destacou.
Participaram também da reunião pelo lado do Inpa, os coordenadores de Pesquisa, Jorge Porto, e de Cooperação e Intercâmbio, Laurindo Campos; e do Censipam, a chefe de Gabinete, Laura de Britto, a assessora de comunicação, Juliana Mota, o gerente regional de Manaus, Ricardo Neto Hatherly, e a coordenadora Operacional de Manaus, Paula Edna Conceição.
Após a reunião, no dia 02 de setembro, no prédio da Diretoria do Inpa, a equipe do Censipam foi conhecer o Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Instituto. Por conta da pandemia da Covid-19, a visita presencial do público permanece suspensa e as atividades são realizadas de forma virtual. Nesta sexta-feira (10), tem programação do Dia da Amazônia no Inpa. Para saber mais, acesse aqui.