Notícias
Inpa e Instituto Eldorado traçam futuras parcerias estratégicas voltadas aos desafios científicos e ambientais da Amazônia
Banner: Assessoria de Comunicação do Instituto Eldorado.
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Henrique Pereira, visitou, na última quinta-feira (22), as instalações e a infraestrutura de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Instituto Eldorado para conhecer suas parcerias, projetos e o interesse do Instituto Eldorado em atuar no campo da conservação da biodiversidade e da bioeconomia com o Inpa.
Além do diretor do Inpa, as coordenadoras de Gestão da Inovação e Empreendedorismo (Cogie) e de Tecnologia Social (Cotes) do Inpa, Mariana de Oliveira Santos e Marcela Amazonas, também acompanharam a visita guiada pela equipe do Eldorado, representada pelo diretor do Instituto Tecnológico, Álvaro Gonçalves, pela especialista em sustentabilidade, Priscila Pauly Ribas, e pelo especialista em novos negócios, Wallison Coutinho.
Henrique Pereira aproveitou a ocasião para destacar o interesse da instituição em ampliar as colaborações em áreas consideradas prioritárias, como a pesquisa básica em biodiversidade e o monitoramento ambiental. "Vamos formalizar um memorando de entendimento, seguido de reuniões temáticas, para a prospecção de oportunidades de cooperação e a captação conjunta de recursos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação)", destaca o diretor.
Na mesma linha, Álvaro Gonçalves reforçou o compromisso institucional, ressaltando que o Inpa representa a parceria ideal e fundamental para iniciativas como esta, dada a sua competência científica e conhecimento do ecossistema amazônico, criando um potencial significativo de colaboração mútua.
No encontro, as instituições avançaram na proposta de criação de um Grupo de Trabalho (GT) técnico, visando detalhar as frentes de atuação conjunta, bem como o planejamento das imersões e das trocas com os especialistas do Eldorado e do Inpa. A formalização da parceria ocorrerá por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).
Na ocasião, foram discutidas oportunidades de integração entre ciência e tecnologia da informação e comunicação (TIC), com foco no uso estratégico de análise avançada de dados, inteligência artificial e gêmeos digitais para potencializar o uso dos bancos de dados científicos do Inpa e ampliar a geração de conhecimento aplicado à sustentabilidade e à conservação ambiental.
Sobre o Instituto Eldorado
O Instituto Eldorado é uma instituição com mais de 26 anos de atuação consolidada na área de tecnologia e inovação. Em Manaus, desde o início de 2018, com o compromisso com o desenvolvimento regional, o desenvolvimento de iniciativas robustas e tecnológicas avançadas voltadas à sustentabilidade, com foco específico em soluções para o monitoramento ambiental e no fomento da bioeconomia na região amazônica.
Com informações da assessoria de Comunicação do Instituto Eldorado.