Notícias
Bosque da Ciência reúne famílias em programação especial de férias com lazer e conhecimento científico
Foto: Valdete Araújo- Ascom Inpa. Banner: Carol Sackser- Ascom Inpa.
A 2ª edição do "Férias no Bosque", iniciada nesta terça-feira (13), no Bosque da Ciência, espaço do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI), contou com participação do público, principalmente das famílias, que aproveitam o período das férias escolares para trazer a criançada para conhecer o local e participar das atividades programadas gratuitamente pelo evento, que segue até 25 de janeiro. Para participar basta agendar no site do Bosque. Confira a programação completa aqui.
O mês das férias é um período em que jovens e crianças ficam ociosos e propensos a mais tempo nas telas, e ações como o "Férias no Bosque" são atrações especiais que combinam educação ambiental, lazer, conhecimento científico e turismo sustentável, além de garantir a diversão, conforme a opinião de alguns pais e mães presentes na ação.
A dona de casa Judite Neves, mãe do João Victor (11), destacou sobre a importância das atividades do Bosque da Ciência durante as férias, ajudando no aprendizado e no desenvolvimento do filho, que gosta de animais. Ela acredita que eventos como esse são importantes para tirar as crianças de casa e proporcionar experiências educativas sobre a fauna local.
"Participar do "Férias no Bosque" é um grande aprendizado e uma oportunidade do meu filho sair das telas", observou Judite, acrescentando que João Victor ficou entusiasmado em catalogar os animais, expressando interesse em ser biólogo no futuro. Esse interesse foi estimulado pela atividade “A Biodiversidade que eu vejo no Bosque” oferecida pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Inpa (Lapsea), que faz parte da programação.
A servidora pública, Mary Nozawa, mãe de Linda, trouxe a filha e os primos para participar da programação do Bosque da Ciência, com o mesmo intuito de tirar as crianças das telas e aproveitar a natureza. Segundo ela, a filha Linda já visitou o local antes, enquanto os primos estão conhecendo pela primeira vez e ficaram encantados com a ariranha, os macaquinhos e a cobra "arco-íris", a qual foi uma atração à parte para a criançada. A exposição da cobra faz parte da oficina “Prevenção de acidentes por animais peçonhentos” do grupo Amazônia Selvagem, parceiro externo do Bosque no evento.
Mary destaca a importância de vivenciar a fauna e flora amazônica, mencionando a segurança e o conhecimento oferecido pelos profissionais do Inpa. "Acredito que essa experiência ajuda a expandir o conhecimento e a curiosidade das crianças, permitindo que compartilhem o que aprenderam quando retornarem às aulas", reforçou a servidora pública.
A professora de Geografia, Daniela Azevedo, fala sobre estar de férias em Manaus com suas filhas, ao destacar que a programação do parque é uma atração que combina aprendizado e diversão, onde as crianças aprendem sobre plantas nativas, animais e meio ambiente e aguça a curiosidade delas. A professora acredita que é fundamental que a comunidade participe e conheça mais sobre o seu ambiente. "É essencial que todos conheçam a riqueza do ambiente amazônico", completou a professora.
Para a nutricionista, Weiny Laura, promover a interação do público com a natureza e os animais são experiências enriquecedoras. "Entre as atividades, tive a oportunidade de interagir com a aranha-caranguejeira e conhecer cientificamente várias espécies de cobras", comentou Weiny, incentivando outras pessoas a visitarem o bosque para vivenciar a natureza.
As atrações do "Férias no Bosque" são gratuitas. Para participar basta agendar no site da instituição.


