Notícias
Programa de Qualidade de Vida do Inpa realiza ação sobre bem-estar no ambiente de trabalho
Foto: Camila Barbosa- Ascom Inpa
O Programa de Qualidade de Vida (PQV) do Inpa realiza o 3º Abril Verde, campanha alusiva ao mês da conscientização da prevenção de acidentes de trabalho e em comemoração ao Dia do Trabalhador, com o tema “Saúde e segurança no trabalho”. A programação iniciou nesta, quarta-feira (7) no campus 1; segue na quinta-feira (8) no Campus 2, prédio 125, Sala de Reuniões/Badpi; e na sexta-feira (9) será no Campus 3, prédio 139, auditório ATU.
Nesta quarta a comunidade do Inpa participou da roda de conversa “Saúde Mental: modo de vida e trabalho”. Como os desafios diários do ambiente de trabalho impactam na saúde e no bem-estar dos trabalhadores, foi discutido durante a conversa conduzida pela professora Ana Cláudia Leal Vasconcelos, coordenadora do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde da Universidade Federal do Amazonas (LAPSIC/Ufam).
Segundo Vasconcelos, é preciso priorizar o equilíbrio no trabalho como uma estratégia de prevenção ao adoecimento e na promoção da saúde mental, nesse sentido, espaços e momentos de discussão sobre os processos de trabalho e como são desenvolvidos, como o proporcionado pelo 3º abril verde, se tornam importantes para que os tensionamentos causados pela expectativa de produtividade constante não adoeçam o trabalhador. “Abrir espaço para falar de qualidade de vida, saúde mental e trabalho é criar espaço para a prevenção e promoção da saúde por completo. Essa conversa é justamente para falar sobre trabalho como estratégia de construir formas diferentes de trabalhar mais saudáveis e criativas”, pontua.
A professora defende que é preciso analisar os processos de trabalho em busca de um equilíbrio que não intensifique o sofrimento inerente as atividades profissionais e suas pressões diárias causadas por vários motivos como a redução do quadro de funcionários e falta de reconhecimento, por exemplo. Para ela, a promoção de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho é criar situações e estratégias de viver e trabalhar que sejam mais prazerosas, e façam com que o trabalho tenha sentido para os trabalhadores.
A ação tem como parceiros o Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde da Universidade Federal do Amazonas (LAPSIC/Ufam) e a Fundação em Vigilância Sanitária (FVS), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além do apoio da Geap Saúde.
Projeto-Piloto de Psicologia do Trabalho no Inpa
O Programa de Qualidade de Vida, em parceria com o LAPSIC, inicia neste mês de maio o Projeto-Piloto de Psicologia do Trabalho que visa discutir e entender as necessidades em saúde e qualidade de vida nos ambientes de trabalho na Inpa.
Durante o projeto, a professora Ana Cláudia coordenará uma equipe de estudantes do curso de psicologia da Ufam que irão avaliar a relação entre trabalho, saúde e qualidade de vida coletiva nos ambientes de trabalho do Instituto e propor estratégias para ampliar o bem-estar dos profissionais dos respectivos setores. Inicialmente, as atividades serão implementadas nos setores administrativos e será posteriormente ampliado para outras ações.
Pollyane Simas, presidente da comissão do PQV, afirma que diante do aumento expressivo de afastamento do trabalho por motivos de depressão, ansiedade, estresse nos mais diferentes setores do mercado de trabalho, é necessário pensar em ações de prevenção ambientadas no Inpa que evitem que essa realidade faça parte do Instituto. “Um projeto como este tem sua importância no desenvolvimento de um diagnóstico do cenário no corpo administrativo, que direcionará para ações de soluções de situações adversas nos processos de trabalho, assim como, ações de prevenção de doenças no trabalho. O foco será proporcionar um ambiente prazeroso com melhor qualidade de vida”, conta.

