Notícias
Pós-Graduação do Inpa em Biologia de Água Doce e Pesca Interior recebe homenagem pelos 50 anos na Aleam
Banner: Kaylane Golvin- Ascom Inpa.
O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (PPG-Badpi) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (PPG-Badpi) será homenageado nesta terça-feira (18) pelos seus 50 anos, em Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A distinção ocorrerá às 11h45, no Plenário Ruy Araújo, em reconhecimento à trajetória científica e à relevância histórica do PPG-Badpi para o Inpa, para a Amazônia e para o Brasil. A solenidade foi proposta pelo Deputado Estadual Sinésio Campos, por meio do Requerimento nº 2715/2025, aprovado pelo Plenário da Casa.
De acordo com o coordenador do PPG-Badpi, Lucas Castanhola Dias, a homenagem reconhece a histórica contribuição do Programa para a ciência amazônica, para a formação de recursos humanos altamente qualificados e para o desenvolvimento sustentável da região. Criado em 1976, o programa foi pioneiro no estudo, manejo e conservação de ecossistemas aquáticos amazônicos. Até o momento, o Programa titulou 474 mestres e 173 doutores, que hoje atuam em instituições de ensino, pesquisa, gestão pública e conservação ambiental no Brasil e no exterior.
Em suas cinco décadas de trajetória, o PPG-Badpi se consolidou como referência nacional e internacional na pesquisa sobre ecossistemas aquáticos amazônicos, biodiversidade, manejo pesqueiro, conservação ambiental e políticas públicas voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais. As pesquisas têm impacto direto na compreensão, proteção e gestão dos ambientes de água doce da Amazônia, um dos maiores patrimônios naturais do planeta.
“A Sessão Especial celebrará essa trajetória de excelência científica e acadêmica, destacando o compromisso institucional do Inpa, o trabalho de seus pesquisadores e professores e a expressiva contribuição de seus discentes e egressos. A presença de todos reforça a importância da pós-graduação do Inpa e valoriza o compromisso histórico da instituição com a ciência amazônica”, destacou Dias.
SERVIÇO
Data: 18 de novembro de 2025
Horário: 11h45
Local: Plenário Ruy Araújo – Aleam