Notícias
Nota de pesar- Toby Vincent Barrett
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do servidor aposentado Toby Vincent Barrett, aos 75 anos, ocorrido em 07 de setembro.
Respeitado internacionalmente, Barrett formou-se em Natural Sciences pela University of Cambridge (1972), obteve o mestrado em Medical Parasitology pela University of London (1973) e o doutorado em Zoologia pela mesma instituição (1978). Sua trajetória acadêmica foi marcada pela excelência e pela dedicação à ciência.
Toby ingressou no Inpa em 1984 e aposentou-se em 2013. Trabalhou na Coordenação de Pesquisa em Entomologia (CEPEN), contribuindo de forma expressiva para o avanço do conhecimento sobre a Amazônia, com destaque para suas pesquisas na área de ecoepidemiologia das leishmanioses e da doença de Chagas, deixando um legado de grande relevância científica.
A pesquisadora do Inpa, Antonia Franco, manifestou a sua profunda tristeza pelo falecimento do colega de trabalho, ressaltando a dedicação e o legado do cientista na pesquisa amazônica. “Temos boas memórias do Toby, sempre imerso em seus livros, papers e manuscritos em sua sala, com seu vasto conhecimento em triatomíneos e flebotomíneos, desvendou e transferiu muito conhecimento da entomofauna de vetores da Amazônia e a ecoepidemiologia das leishmanioses e Doença de Chagas”, contou.
“Todos os integrantes da equipe do laboratório de Leishmaniose e Doença de Chagas enviam condolências e um abraço fraterno aos familiares e amigos. Que encontrem forças para atravessar este momento de perda. A ciência perde um cientista. Vá em paz, Toby Barrett, você fica na memória do laboratório e em nossa história”, lamentou a pesquisadora do Inpa.
Neste momento de dor, o instituto se solidariza com familiares, amigos e colegas, reconhecendo a valiosa contribuição de Toby Vincent Barrett para a ciência amazônica e para a saúde pública.