Notícias
Nota de pesar- Manoel Antônio Lima Santos
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor aposentado Manoel Antônio Lima Santos, de 67 anos, ocorrido na data de hoje.
Manoel ingressou no Inpa em 1981 e aposentou-se em 2021. Trabalhou na Coordenação de Tecnologia e Inovação (COTEI), e anteriormente na Coordenação de Pesquisa de Produtos Florestais (CPPF).
Colegas de trabalho lembram do servidor como dedicado e amigo querido, que contribuiu de forma significativa para os diferentes setores do Inpa ao longo de sua carreira. Em depoimentos, eles destacam sua experiência, cordialidade e comprometimento com a instituição.
“O Manoel veio lá do Maranhão, entrou no Inpa e uniu-se a nós na serraria. No manejo, ele cortava as toras de madeira para fazer amostras para pesquisa. Também trabalhou, durante um tempo, na central de ar-condicionado e depois foi para a COTEI, onde se aposentou. Era um rapaz legal, bom colega”, contou o servidor Antônio Nascimento.
“Grande amigo, o Manoel. Meus sentimentos, que Deus o receba na santa paz da misericórdia, com muita paz e muita luz, e que Deus conforte os corações dos familiares e amigos”, disse o servidor Mário Jorge da Cruz.
Além das atividades diárias, Manoel também era reconhecido por sua disposição em ajudar os colegas e pelo papel que desempenhou em equipes fundamentais para o funcionamento da instituição.
“Na década de 80, o CPPF tinha uma equipe noturna que cuidava da manutenção, do controle das máquinas e das caldeiras, que faziam beneficiamento de produtos florestais para pesquisa. E o senhor Manoel fez parte dessa equipe. Alguns setores do antigo CPPF foram fechando e, antes de se aposentar, ele ajudava na manutenção da serraria, que ainda existia ali. Também auxiliou no setor de transporte. Um grande homem e servidor exemplar”, exaltou o servidor do Inpa Jorge Lobato.
O Inpa se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor e manifesta reconhecimento pela dedicação e valiosa contribuição do servidor Manoel Antônio Lima Santos ao instituto.