Notícias
SNCT
Inpa socializa conhecimento científico com a população da capital e do interior
Foto: Divulgação Lacia- Inpa.
Com experiências imersivas, lúdicas e interativas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) compartilhou conhecimento com a população da capital e do interior durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Além das atividades em Manaus, outras equipes do instituto participam da SNCT em Brasília, na capital do País, e nos municípios amazonenses de São Gabriel da Cachoeira e Careiro da Várzea.
Em Brasília, o estande do Inpa apresenta a exposição PULSO “Se os rios pudessem falar quais histórias nos contariam?”. As fotos trazem um mosaico visual poderoso, entrelaçando narrativas de seca e cheia na Amazônia, abundância e escassez, beleza e devastação. Pulso é de autoria dos fotógrafos Raphael Alves e Musuk Nolte, em conjunto com o pesquisador do Inpa Jochen Schöngart, com a curadoria artística de Lilian Fraiji.
A quase 3 mil quilômetros da capital federal, outra equipe do Inpa desenvolve exposições, jogos, brincadeiras e lançamento de livro em São Gabriel da Cachoeira, dentro do tema dos insetos aquáticos da Amazônia. As ações no Instituto Federal de Educação (Ifam) são conduzidas pelo Laboratório de Citotaxonomia e Insetos Aquáticos (Lacia), liderado pela pesquisadora Neusa Hamada, e conta com a participação da pesquisadora Ana Carla Bruno.
Na oportunidade, o Lacia lançou a nova edição da obra “O mundo dos insetos aquáticos = Diaroá Yaiwa Umukoho = Kãwera íma waitá uiku waitá paranã upé asui paranã ara rupi". Publicada pela Editora Inpa, a cartilha trilíngue - português, tukano e nheengatu - é um convite ao leitor para mergulhar na vida escondida nos rios e igarapés da Amazônia.
De forma simples e lúdica, a obra apresenta onde vivem os insetos aquáticos e as formas imaturas e adultas de cada ordem, com o objetivo de mostrar a importância desses organismos para o meio ambiente. A obra digital está disponível de forma gratuita clicando aqui. A versão impressa da obra estará disponível em breve.
No Careiro da Várzea, a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa Marcela Amazonas ofereceu uma oficina na comunidade São José sobre produção de papel a partir de resíduos agroflorestais. A coordenadora também ministrou uma palestra sobre Tecnologia Social e perspectivas. As atividades fizeram parte da programação do Seminário Águas da Amazônia - uma parceria do Inpa com o Instituto Soka.


