Notícias
Inpa promove o acolhimento e a integração institucional dos novos servidores
A recepção marca a chegada de profissionais após mais de uma década sem concursos, fortalecendo o time de Pesquisadores, Tecnologistas e Analistas do Inpa. Banner: Kaylane Golvin.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará, nos dias 11 e 12 de setembro, das 8h às 16h, a recepção institucional dos novos servidores aprovados tanto no Concurso Público Inpa-MCTI/2023 quanto no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O encontro, que ocorrerá no Auditório da Ciência, tem como objetivo orientar e integrar os servidores recém-ingressos, apresentando a missão, a estrutura e áreas de atuação do instituto, além de esclarecer direitos, deveres e responsabilidades.
A programação também destacará os mecanismos de apoio disponíveis aos servidores, voltados para promover bem-estar, segurança e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho (Veja a programação aqui).
O Concurso Público Inpa-MCTI/2023 destinou 63 vagas, sendo 51 para Pesquisador da Carreira de Ciência e Tecnologia e 12 para Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico. Já o CPNU aprovou 13 candidatos para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia no Inpa.
Para o diretor do Inpa, professor Henrique Pereira, a chegada dos novos servidores marca um momento histórico. “Trata-se de um ponto de virada após mais de uma década sem concursos no Inpa. O último ocorreu em 2012, e a chegada de novos colegas fortalece de forma indispensável nossa força de trabalho, tão impactada nos últimos anos pela redução de quadros devido a aposentadorias e outras vacâncias”, explicou.
“A recomposição de nosso corpo técnico-científico é condição fundamental para que o Inpa siga cumprindo sua missão de produzir e difundir conhecimentos sobre a Amazônia, contribuindo para políticas públicas e para o desenvolvimento sustentável da região e do Brasil. Este é um feito de grande mérito, que merece ser celebrado por todos nós”, comemora o diretor do Inpa.
A programação do dia 11 de setembro também marca os 10 anos do Programa de Qualidade de Vida, que contará com uma atração cultural para recepcionar os novos servidores. Já no dia 12, acontecerá a tradicional EcoCaminhada no Bosque da Ciência (Saiba como se inscrever).
Sobre o Inpa
Desde sua criação em 1952 e efetiva instalação em 1954, o Inpa consolidou-se como a mais importante instituição de pesquisa dedicada à Amazônia, com reconhecimento nacional e internacional pela excelência de sua produção científica. Em levantamento da Editora Elsevier publicado em 2023, o Inpa é a terceira instituição que mais produz pesquisas científicas sobre a Amazônia, tanto no Brasil quanto no cenário global, consolidando seu papel estratégico para a ciência e para a preservação da floresta.