Notícias
Inpa firma memorando de entendimento com Grupo Bioworld para fortalecer pesquisa e inovação na Amazônia
Foto: Ana Clara Bittencourt/Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) formalizou a assinatura de um Memorando de Entendimento com o Grupo Bioworld, uma empresa de Minas Gerais (MG) que atua no setor de bioinsumos voltados à agricultura sustentável. O objetivo do instrumento é aproximar o conhecimento científico gerado pelo Inpa e a prática do mercado, fortalecendo a produção científica da Amazônia.
O Memorando funciona como um “pré-contrato”, no qual se estabelece uma cooperação estratégica, mas ainda não constitui um acordo final de parceria. O próximo passo será a assinatura de um plano de trabalho para formalizar as frentes da cooperação. A ação marca o início de uma colaboração que pretende aproximar ciência e prática, beneficiando o mercado e a sociedade.
O encontro contou alinhamentos e discussões sobre o andamento da parceria com o fundador do Grupo Bioworld, o professor Isac Soares, e representantes de áreas do Inpa. Dentre os quais o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU), Rogério Hanada, o coordenador de Pesquisa, Capacitação e Extensão, Jorge Porto, o coordenador de foco em Biodiversidade, Geângelo Calvi, a coordenadora de foco em Tecnologia e Inovação, Raimunda Liege Souza, e o chefe da Divisão de Cooperação e Intercâmbio, Laurindo Campos, que atuou como mediador da reunião.
A articulação público-privada do Inpa com empresas locais, nacionais e internacionais fortalece a produção científica, possibilitando que pesquisas desenvolvidas no instituto ultrapassem o campo científico e se transformem em aplicações concretas. Além disso, os conhecimentos gerados podem contribuir para o aprimoramento de tecnologias existentes, agregando valor a iniciativas como as do Grupo Bioworld e ao mercado de agricultura sustentável.
