Notícias
Inpa está com seleção aberta para bolsas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação
Banner: Carol Sackser Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com editais para seleção abertos para bolsistas nos programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq e Paic/Fapeam), no período de 2025 a 2026.
Podem participar da seleção estudantes de graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares de Manaus e de locais onde o Inpa tem núcleos de apoio à pesquisa: Boa Vista (RR), Santarém (PA), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).
Os Programas do Inpa contam com o financiamento das bolsas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Sobre o Pibiti
Conforme o edital, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq) está com inscrições abertas até o dia 19 de junho, exclusivamente pela plataforma Constrictor. O programa visa preencher vagas remanescentes, com foco na seleção de projetos vinculados a cinco áreas do conhecimento em tecnologia. São elas: tecnologias estratégicas, tecnologias habilitadoras, tecnologias de produção, tecnologias para o desenvolvimento sustentável e tecnologias para qualidade de vida.
A seleção contará com quatro etapas, e o resultado final está previsto para 15 de agosto. As instruções completas, incluindo critérios de avaliação, encaminhamento do plano de trabalho e documentação necessária, podem ser conferidas no edital Nº 13 /2025/SEI-Inpa.
Sobre o Pibic/ Paic - Segunda Chamada
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq e Paic/Fapeam) também está com inscrições abertas, com prazo até o dia 22 de junho. O edital n° 018/2025/SEI/Inpa contempla projetos em cinco grandes áreas da ciência, com enfoque nas linhas de pesquisas desenvolvidas no Inpa, que são: Ciências exatas, da terra e engenharias; Ciências biológicas; Ciências agrárias, Ciências humanas e sociais aplicadas e Multidisciplinar.
O processo seletivo será composto por três etapas, e o resultado final tem divulgação prevista para 30 de junho. A bolsa segue o mesmo período de vigência do Pibiti, com início em setembro de 2025 e término em 31 de agosto de 2026.
Inscrições
Os editais do Pibic/Paic e do Pibiti trazem orientações mais detalhadas sobre os requisitos, documentos obrigatórios e o modelo do plano de trabalho. Os interessados podem acessar os editais completos por meio dos links disponibilizados acima.
Para o Pibiti e para a Iniciação Científica (Pibic e Paic), o candidato deverá buscar um orientador, ligado ao Inpa, com título de doutor e projeto cadastrado na Coordenação Geral de Pesquisas, Capacitação e Extensão (CGPE), que tenha criado vagas para orientar estudantes. Os orientadores são os responsáveis por selecionar os estudantes com interesse nas vagas e que já tenham feito sua inscrição no processo seletivo.
Após o contato e alinhamento entre candidato(a) e orientador(a), a dupla reunirá toda a documentação exigida pelo edital e fará o encaminhamento da proposta por meio da Plataforma Constrictor: https://constrictorweb.com/2025. A Divisão de Capacitação (Dicap), vinculada à Coordenação de Capacitação (Cocap), será responsável por conferir cada proposta individualmente e homologar as inscrições em conformidade com os critérios do edital. Apenas as inscrições homologadas seguirão para avaliação do comitê de cada programa e avançarão para as próximas etapas do processo seletivo, conforme o cronograma previsto.
