Notícias
Inpa coorganiza em Macapá o primeiro seminário do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA)
Realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP), o evento reunirá pesquisadores do Brasil e da Guiana Francesa para discutir saúde em áreas de fronteira e biodiversidade na Amazônia. Divulgação do evento/CFBBA .
Macapá (AP) sediará, no dia 29 de setembro, o 1º Seminário do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA). O evento, realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP) e coorganizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), reunirá pesquisadores do Brasil — dos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima e da Guiana Francesa.
Faça já sua inscrição e veja a programação completa: https://www.even3.com.br/cfbba-no-amapa-1-seminario-616330/
O seminário ocorrerá no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais interessados na cooperação científica entre Brasil e França. A programação terá como eixo central a discussão de temas estratégicos para a região amazônica, com ênfase na saúde, especialmente em áreas de fronteira e na biodiversidade, contemplando florestas, rios, águas interiores e zonas costeiras. O seminário contará ainda com palestras, mesas-redondas e apresentações de pôsteres sobre pesquisa e conservação da Amazônia.
“Além de mobilizar a comunidade científica local, esse evento também servirá como reunião extraordinária do comitê técnico-científico do CFPBA e terá a participação de representantes da comunidade científica da Guiana Francesa e da França continental”, explicou o diretor do Inpa, professor Henrique Pereira.
Para o diretor, a realização da primeira edição do CFPBA, em Macapá, simboliza o início de uma etapa estratégica da cooperação científica entre os dois países. “O seminário marcará um novo passo: um encontro científico verdadeiramente franco-brasileiro. Mas o grande objetivo deste primeiro workshop é mobilizar aquela que é a principal comunidade científica a ser engajada nessa nova etapa da diplomacia franco-brasileira na Amazônia”, destacou.
Inscrições
As inscrições para participação e envio de pôsteres estão abertas, com submissão de trabalhos até 20 de setembro. O CFBBA é uma iniciativa binacional que visa fortalecer a cooperação científica entre a França e o Brasil, incentivando especialmente colaborações universitárias e científicas entre a Guiana Francesa e os estados brasileiros vizinhos: Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.