Notícias
Flora amazônica é tema de obra multidisciplinar que une ciência, arte e literatura em prol da conservação
Banner: Carol Sackser - Ascom Inpa
Lançado recentemente, o livro Flora em Prosa, Poesia e Pintura, é uma obra que convida o leitor a redescobrir a Amazônia por meio de palavras, arte e conhecimento científico. Escrito pelo pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) Geraldo Mendes dos Santos, em parceria com o poeta Celdo Braga, o livro apresenta 21 espécies de plantas consideradas icônicas da região amazônica, revelando suas histórias, usos e significados sob múltiplas linguagens.
A publicação da editora Appris combina textos científicos acessíveis, poesias autorais e ilustrações pintadas à mão, compondo um retrato afetivo e educativo da flora amazônica. O lançamento oficial da obra aconteceu no início de julho, em um evento realizado na Casa Som Amazônia, em Manaus, reunindo artistas, pesquisadores, educadores e amantes da cultura regional.
Além das informações botânicas atualizadas sobre algas, líquens, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, o livro destaca aspectos como etimologia dos nomes populares e científicos, toponímia, características taxonômicas, usos tradicionais e potenciais de cada planta. A proposta, segundo os autores, é estimular a conscientização ambiental e o apreço pela natureza a partir do diálogo entre ciência e sensibilidade.
Para Geraldo Mendes, a publicação também cumpre um papel educacional importante. “A combinação de ciência com poesia oferece a possibilidade de estimular os leitores a prezarem mais e conservarem mais. Isso é o que precisamos para mudar nossa sociedade na direção da tão sonhada sustentabilidade em nosso único planeta e essa produção é um exercício prático e uma demonstração clara de que ciência e arte podem atuar conjuntamente na construção e sistematização dos saberes”, destaca na apresentação da obra.
Com prefácios dos pesquisadores Charles Clement e Valdely Knupp, ambos atuantes no Inpa e em instituições de ensino da região, o livro está disponível em diversas plataformas online, como Editora Appris, Amazon, Magazine Luiza, Martins Fontes e Mercado Livre. Um exemplar será também depositado na biblioteca do Inpa, ampliando o acesso ao conteúdo para pesquisadores, estudantes e visitantes da instituição.
Flora em Prosa, Poesia e Pintura é o primeiro volume de uma trilogia que pretende, nos próximos lançamentos, abordar também a fauna e a cultura amazônica, reafirmando o compromisso dos autores com a valorização do território e de suas múltiplas expressões de vida.