Notícias
Biólogos do Inpa recebem Menção Honrosa na Câmara Municipal de Manaus
Foto: Cleuton Silva/CMM.
Em reconhecimento à atuação profissional, biólogos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) foram homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na quinta-feira (7 de agosto). Os profissionais foram agraciados pela atuação no desenvolvimento científico, educacional, ambiental e sanitário da Amazônia.
A solenidade foi proposta pelo vereador Kennedy Marques, que destacou a contribuição desses profissionais para a cidade de Manaus e para o Brasil em diversas áreas do conhecimento.
Na sessão, foram homenageados 60 biólogos, dentre eles pelo menos quatro ligados ao Inpa: as pesquisadoras Gislene Zilse e Fabíola Domingos-Moreira, a bolsista de Capacitação Institucional (PCI) Evanira Maria Ribeiro dos Santos e o estudante de doutorado em Ecologia Igor Yuri Fernandes, fundador e pesquisador do Projeto Suaçuboia.
Para Igor Fernandes, o reconhecimento concedido pela casa legislativa é significativo, uma vez que a visibilidade da profissão de biólogo costuma ser subestimada. “Quando esse profissional é valorizado pelo poder público, a homenagem engrandece não apenas a pessoa, mas toda a categoria de profissionais”, acrescenta.
Segundo a pesquisadora do Instituto, Gislene Zilse, a importância da atuação do biólogo se dá em diferentes temas que vão muito além de só conhecer a biodiversidade. “Receber esse reconhecimento da casa legislativa é ter certeza de que o trabalho realizado por nós tem tido significância e alcançado também a sociedade”, acrescenta.
A honraria confere mérito aos profissionais e reforça o reconhecimento do trabalho desenvolvido por eles seja em laboratórios, unidades de conservação ou salas de aula.
“O biólogo ajuda a preservar esse bioma continental não só no sentido da exploração como no uso também dessa biodiversidade. Ser homenageado é ser considerado importante nessa atuação”, finaliza Gislene.
Compromisso do Inpa com a ciência e a conservação da Amazônia
Os profissionais do Inpa são a prova de que ciência e dedicação caminham juntas, transformando conhecimento em ações concretas para proteger e manter viva a Amazônia, garantindo que sua riqueza e biodiversidade sejam preservadas para as próximas gerações.




