Notícias
Arraiá da Ciência reúne comunidade do Inpa em celebração de cultura, lazer e integração com a natureza
Foto: Fernanda Reis- Ascom Inpa.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) celebrou, na última sexta-feira (12), mais uma edição do Arraiá da Ciência, evento que uniu tradição, lazer e a valorização da cultura amazônica em um ambiente de integração e contato com a natureza. O tradicional arraiá reuniu e encantou os servidores, pesquisadores, alunos, amigos e familiares em uma noite de confraternização.
O espaço foi tomado por barracas com comidas típicas, danças regionais, apresentações culturais e muita alegria. Para além da celebração junina, o evento reforçou o papel da instituição como um ponto de encontro entre ciência, cultura e sociedade.
“O Inpa vem retomando essa participação institucional com cultura, com dança, com barracas, e é extremamente importante a presença e a participação de todos os funcionários”, destacou o coordenador-geral de Pesquisa, Capacitação e Extensão do Inpa, Jorge Porto.
A pesquisadora Ana Carla Bruno também ressaltou a importância de momentos como esse para o bem-estar e a convivência entre os profissionais da ciência. “A gente sai dos nossos laboratórios, com nossos alunos, parceiros e colegas pesquisadores, e vem vivenciar outra sensação, outras emoções. As pessoas brincam, sorriem, dançam, falam de pesquisa também, mas é um momento de relaxar”, afirmou.
Entre os visitantes, a estudante Samanta Solíz, natural do Peru, participou pela primeira vez do Arraiá da Ciência. Encantada com a festa, ela pontuou o valor da troca cultural proporcionada pelo evento. “Pra mim é tudo novo. Uma mensagem que eu gostaria de deixar é que a cultura tem que ser compartilhada, porque alegra os corações”, disse.
Com entrada gratuita e aberto à comunidade interna e externa, o Arraiá da Ciência reforçou a missão do Inpa de promover o conhecimento científico aliado à valorização dos saberes populares e ao bem-estar de sua comunidade.






