Notícias
Tecnologia com radiotraçadores é apresentada em refinarias da Petrobras
Refinaria de Paulínia - Replan (SP). Foto: Marcos Peron - Agência Petrobras
Nos dias 30 e 31 de julho, representantes do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN), incluindo o diretor da Instituição, Dr. Cristóvão Araripe Marinho, e engenheiros da empresa ATOMUM realizaram uma visita técnica a duas unidades da Petrobras: a Refinaria Henrique Lage (REVAP), localizada em São José dos Campos (SP), e a Refinaria de Paulínia (REPLAN), situada em Bonfim, no município paulista de Paulínia.
O principal objetivo dessa visita foi apresentar às equipes técnicas das áreas de inspeção e manutenção das refinarias as aplicações das técnicas nucleares com radiotraçadores nos processos industriais da cadeia de petróleo e gás. Durante os encontros, foram demonstrados os benefícios e a eficiência dessas técnicas, que já vêm sendo aplicadas de forma bem-sucedida em plataformas offshore (afastadas da costa), especialmente em diagnósticos de processos e detecção de falhas operacionais sem a necessidade de paradas de produção.
O uso de radiotraçadores nesse cenário despertou o interesse do corpo técnico das refinarias, que reconheceu o vasto potencial de aplicação em diferentes operações industriais. Entre as possibilidades destacadas, estão o mapeamento de fluxos, a detecção de vazamentos, a medição de eficiência de trocadores de calor e o diagnóstico de sistemas de separação, entre outras.
“Essa visita se deu em decorrência do sucesso do projeto 1, da inspeção em um permutador de calor de circuito impresso em uma plataforma offshore, e a Petrobras vendo o potencial da técnica nos convidou para conhecer essas duas refinarias, para conversar com o corpo técnico e ver eventuais novas aplicações da técnica de radiotraçadores. Foi uma visita muita proveitosa, com muito debate técnico sobre possíveis aplicações, saímos com várias ideias para aplicar e já estamos em conversas iniciais para um trabalho em conjunto. Esse encontro evidencia ainda mais o potencial da técnica no setor de óleo e gás, ainda mais no Brasil, em que estamos colocando o país na vanguarda”, afirma Eduardo Archanjo, engenheiro da Atomum.
A identificação de oportunidades concretas de aplicação dos radiotraçadores reforça a importância da disseminação de soluções inovadoras baseadas em tecnologias nucleares, com vistas ao aumento da eficiência operacional, segurança e sustentabilidade no setor de petróleo e gás.
Archanjo afirma que a ida às refinarias paulista corrobora o compromisso do IEN/CNEN e da ATOMUM com o aprimoramento tecnológico do setor energético e celebrou a participação ativa da alta cúpula da Instituição no acompanhamento de novos projetos do Laboratório de Radiotraçadores:
“Com relação ao IEN/CNEN, a parceria ainda foi melhor porque o diretor estava presente, sendo algo muito importante para mostrar que o IEN/CNEN está diretamente empenhado no desenvolvimento da técnica, na parceria de uma nova tecnologia, e isso é muito importante tanto para a startup Atomum, que tem um parceiro muito forte em credibilidade para o trabalho, quanto para a própria instituição que está participando desse desenvolvimento tecnológico para sair do âmbito de laboratório e ir para o âmbito prático”.
Matéria editada por: José Lucas Brito (Setcos/IEN)
