Notícias
Participe do Fórum de Jovens Cientistas BRICS 2025, em Brasília
Reunião ministerial dos BRICS, na qual foi anunciada a realização da edição brasileira do Fórum. Foto: Luara Baggi (Ascom/MCTI)
No ano em que o Brasil preside o BRICS – bloco econômico que reúne 11 países emergentes, o país sediará o Fórum de Jovens Cientistas BRICS 2025 (BRICS Young Scientists Forum – YSF), que acontecerá entre os dias 15 e 17 de setembro, em Brasília. A edição 2024 foi realizada em novembro, na Rússia.
Para que os jovens cientistas brasileiros e dos demais países-membros do BRICS estejam presentes no evento, eles precisarão se inscrever até o dia 6 de agosto, por meio do e-mail brics@abc.org.br, contendo na submissão de candidatura:
- Indicação da área temática de interesse;
- Formulário em anexo preenchido;
- Link para o Currículo Lattes;
- Foto em boa resolução.
ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
O fórum selecionará os candidatos que cumprirem os seguintes requisitos:
- Ser fluente na comunicação em inglês, idioma oficial do evento, que não contará com tradução simultânea;
- Ter concluído mestrado, embora estar cursando ou ter concluído um doutorado também seja levado em conta na seleção;
- Ser natural ou naturalizado de um algum país do BRICS, ou possuir visto de residência permanente;
- Ter no máximo 39 anos até o dia 31 de dezembro de 2025;
- Não ter participado de uma edição anterior do BRICS YSF.
Vale frisar que a inscrição que encontra-se aberta é para participar do Fórum de Jovens Cientistas. Para o Prêmio Jovem Inovador BRICS (BRICS Young Innovators Prize – YIP), as inscrições serão abertas separadamente.
Temáticas do Fórum
Assim como aconteceu em edições anteriores do BRICS YSF, a indicação dos três jovens cientistas brasileiros será feita pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), sendo que cada um dos selecionados discutirá uma das áreas temáticas propostas pelo Brasil para esse evento:
1 - Pesquisa em mitigação e adaptação às mudanças climáticas: Uma contribuição dos BRICS para a COP 30;
2 - Diplomacia científica em um mundo em transição: A visão dos BRICS e do Sul Global;
3 - Inteligência Artificial para Soluções Sociais: Como as tecnologias emergentes podem melhorar a vida dos cidadãos de países dos BRICS?
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é quem ficará responsável pelo pagamento das passagens dos representantes dos cientistas brasileiros até Brasília. Já as despesas locais, como hospedagem, alimentação, transporte, entre outras, serão cobertas pelos organizadores do BRICS YSF.
Em junho deste ano, a capital federal já havia recebido a 7ª Cúpula de Energia da Juventude do Brics, organizada pela Agência de Energia para a Juventude do BRICS (BRICS YEA), onde se discutiu os impactos das mudanças climáticas na realidade atual dos jovens que habitam nos países-membros do bloco e para as próximas gerações. Durante esse evento, houve uma defesa à utilização da energia nuclear no processo global de transição energética:
“Muitos jovens têm se mostrado inclinados à geração nuclear, por ser limpa, tecnologicamente avançada e garantir acesso à energia limpa e acessível e gerando benefícios duradouros para as próximas gerações”, afirmou Alexander Kormishin, presidente e diretor-geral do BRICS YEA.
A preocupação com as questões ambientais e com o uso sustentável das fontes de energia também devem estar incorporados aos debates do Fórum de Jovens Cientistas que, segundo a coordenadora-geral de Cooperação Multilateral da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTI, Adriana Thomé, servirá de espaço para “conectar esses jovens em um esforço para buscar soluções para os desafios enfrentados pelos países do Sul Global, além de fomentar e encorajar a colaboração futura entre os cientistas do bloco”.
Escrito por: José Lucas Brito (Setcos/ IEN)