Notícias
LITERATURA CIENTÍFICA
Modelo brasileira lança livro sobre a importância da Energia Nuclear para o futuro do planeta
Isodope, persona digital criada pela modelo brasileira Isabele Boemeke, para difundir o conhecimento sobre a energia nuclear
Isabelle Boemeke, modelo brasileira radicada na cidade norte-americana de Austin, no Texas, é a autora do livro “Rad Future - A história não contada da eletricidade nuclear e como ela salvará o mundo”. Essa obra nasce do engajamento e inquietude da influenciadora científica com os fenômenos causados pelas mudanças climáticas em várias partes do planeta.
Natural do Rio Grande do Sul, Isabelle começou a se interessar pela temática da energia nuclear em 2015, ao ler uma publicação no Twitter sobre reatores de tório com sal fundido, porém, as pesquisas que fez a levavam para informações de cunho mais técnico, que não a faziam compreender totalmente sobre os benefícios dessa tecnologia.
Em 2019, com a ocorrência de uma série de incêndios nas florestas da Austrália, da Califórnia e da Amazônia brasileira, Isabelle passou a se engajar na causa ambiental e nuclear por meio das redes sociais, espaço em que ela utilizou para criar uma persona digital chamada “Isodope”. Ela explicou o que a motivou criar esse perfil em entrevista concedida à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em 2023:
“Vivemos em um mundo moldado pelas mídias sociais e repleto de influenciadores digitais. Percebi que a melhor maneira de transmitir a mensagem sobre energia nuclear era criar conteúdo que chamasse a atenção e falasse com as pessoas nas mídias sociais. Eu sabia que meu conteúdo precisava ser bem diferente, pois não queria criar apenas mais um vídeo. Criei uma personagem que se veste de forma futurista, usa linguagem acessível e visuais coloridos. Eu a chamo de "Isodope", que é um trocadilho com o termo químico ‘isótopo’”.
A influenciadora acrescenta que o seu conteúdo é voltado para os millennials (pessoas nascidas nas décadas de 1980 e 1990) e para a população jovem que, segundo ela, será a mais impactada pelas alterações do clima.
Os objetivos de “Rad Future”

- Capa do Livro escrito por Isabelle Boemeke
A estética futurista mencionada por Isabelle é o que permeia todo o seu livro, para justificar que a energia nuclear caminha, no presente, para se tornar a principal fonte energética em um futuro cada vez mais próximo.
Para tornar sua tese ainda mais factual e de fácil assimilação para um público leigo, Isabelle transpôs o estilo usado nas postagens da Isodope para o Rad Future, que conta com uma linguagem compreensível, humor ácido e sólida pesquisa, a fim de desmistificar o pensamento coletivo de que a área nuclear é altamente perigosa.
Com essa abordagem, a ativista traz no livro explicações sobre reatores de última geração, sobre as políticas de pacificação do uso do conhecimento nuclear no contexto da Guerra Fria, analisa a abordagem de produções hollywoodianas sobre a energia nuclear e reflete o papel desse campo científico na construção de cidades sustentáveis, na dessalinização da água e na produção de fertilizantes sem adição de carbono:
“Toda ocasião é uma oportunidade para abordar o tema da energia nuclear. Quando vou ao médico, por exemplo, e alguém me pergunta sobre o meu trabalho, digo que trabalho com energia nuclear, e sempre acaba sendo uma conversa interessante. Envolver as comunidades ao redor das usinas nucleares também é muito importante. Essas pessoas são as melhores defensoras, porque suas comunidades estão se beneficiando muito daquela instalação”, explica Isabelle.
No fim de julho deste ano, a obra literária de Isabelle foi celebrada em um evento privado na casa da atriz Gwyneth Paltrow, vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 1999, e criadora de uma marca de moda que visa influenciar as pessoas a adotarem hábitos de vida mais sustentáveis.
Além de ser prestigiada no mundo da moda e das celebridades dos Estados Unidos, Isabelle Boemeke também é requisitada para debates em instituições científicas. Em setembro 2023, participou como palestrante principal do Fórum Científico sobre Inovações Nucleares para o Zero Líquido, realizado na sede da AIEA, onde foram exploradas a temática de como as inovações nucleares poderiam ser incorporadas a processos de transição energética mais segura. Já em 2024, foi convidada pela Frente Parlamentar Nuclear da Câmara dos Deputados para uma audiência pública, em Brasília, onde defendeu que o Brasil passe a ampliar os investimentos no desenvolvimento da geração de energia nuclear.
Com essa atuação em favor da energia nuclear, Isabele Boemeke lança internacionalmente o seu primeiro livro a partir de 12 de agosto, que pode ser adquirido, até o momento, somente na versão em inglês, através de plataformas digitais de comercialização de livros, como a Amazon e a Apple Books.
Escrita por: José Lucas Brito (SETCOS/ IEN)
