Notícias
PARCERIA
Doação de mamógrafo pela AIEA ampliará rastreio e diagnóstico de câncer de mama no Pará
Equipe do Hospital Universitário João de Barros Barreto recebendo o presidente da CNEN, Dr. Francisco Rondinelli Júnior, o chefe da DPD/CNEN, Dr. Wilson Calvo, e o chefe da Divisão para a América Latina e o Caribe da AIEA, Raul Ramírez Gracia. Foto: Divulgação/ CNEN
O Hospital Universitário João de Barros Barreto, em Belém, no Pará, recebeu a doação de um mamógrafo de última geração, no âmbito do programa Raios de Esperança, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), no dia 11 de novembro. O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Dr. Francisco Rondinelli Júnior esteve presente ao evento que marcou a iniciativa, junto com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da autarquia, Wilson Calvo, já que a CNEN dá suporte a essa e outras ações da AIEA atuando como organismo de ligação com relação a diversas iniciativas da Agência no Brasil.
De acordo com a AIEA, a assistência oncológica na Amazônia é desafiadora devido ao isolamento de muitas comunidades e à concentração dos serviços de saúde em poucos centros urbanos. O fortalecimento dos sistemas de saúde nessa região é imprescindível e faz a diferença entre o acesso ao diagnóstico e tratamento. O Hospital Universitário João de Barros Barreto é uma instituição pública que oferece serviços de saúde gratuitos, além de servir como centro de ensino médico, pesquisa e formação de estudantes da área da saúde. O equipamento deve ampliar a capacidade de rastreamento do câncer de mama no Pará, oferecendo exames com maior precisão e menor tempo de espera para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Por meio do programa Raios de Esperança, a AIEA apoia países como o Brasil no fortalecimento a sistemas de saúde sustentáveis e resilientes que protegem a saúde das mulheres e reduzem as desigualdades, mesmo nas áreas mais remotas da Amazônia. Destaco que o Brasil na América Latina é referência em tecnologia nuclear aplicada à saúde”, disse Raul Ramirez Garcia, chefe da Divisão para a América Latina e o Caribe da AIEA, no evento de doação.
A chegada deste mamógrafo representa um importante passo para a saúde da mulher na região amazônica”, afirmou Regina Feio Barroso, superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), que engloba o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). “A mamografia é essencial para o diagnóstico precoce e o sucesso do tratamento do câncer de mama, e este equipamento ampliará o acesso a um atendimento de alta qualidade, equitativo e humanizado em nosso hospital”.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos sejam diagnosticados em 2025. A iniciativa Rays of Hope, da AIEA, lançada há três anos, busca ampliar o acesso a tecnologias de radioterapia e diagnóstico por imagem, promovendo o fortalecimento das capacidades educacionais, técnicas e de pesquisa em todo o mundo.
Fonte: Cocom/CNEN