Notícias
Divulgados os locais de prova para o Concurso CNEN
No último dia 22 de abril, o Instituto Americano de Desenvolvimento Social (Iades) publicou em seu portal os locais que irão sediar as provas do concurso público da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Os exames estão marcados para um domingo, 4 de maio, e serão aplicados em cinco cidades, onde estão localizadas as unidades técnico-científicas da CNEN que receberão os novos servidores:
- Rio de Janeiro: provas na Universidade Veiga de Almeida (UVA), na Rua Ibituruna, 108, bairro do Maracanã;
- São Paulo: provas na Faculdade Oswaldo Cruz, na Rua Brigadeiro Galvão, 540, bairro da Barra Funda;
- Belo Horizonte: provas na Faculdade Anhanguera - Unidade Antônio Carlos, na Rua Alentejo, 1286, rua atrás da Antônio Carlos, bairro São Francisco;
- Recife: provas na Faculdade Santa Helena, na Avenida Caxangá, 990, no bairro Zumbi;
- Brasília: Provas no Centro de Ensino Fundamental CASEB, no SGAS 909 - Lt-27/28, na Asa Sul.
A informação sobre os locais dos exames também foi enviada para os concorrentes individualmente, em seus cartões de confirmação de inscrição.
A banca aplicará as provas no período da manhã somente para os candidatos aos cargos de nível médio. Para eles, os portões serão abertos às 7h da manhã e fechados às 8h. À tarde, será a vez das avaliações para os cargos de nível superior, com os portões dos locais abertos entre 13h e 14h. Em ambos os turnos, os aplicadores terão dez minutos para passar os procedimentos de identificação e segurança.
Recomendações a serem seguidas pelos candidatos
Segundo o comunicado divulgado pelo Iades, os inscritos para o certame devem levar, obrigatoriamente, para o local designado para prestar à prova: documento de identidade original com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta fabricada de material transparente.
O candidato poderá permanecer com alimentos, desde que fora da embalagem, condicionados em saco de plástico transparente ou porta-objetos de plástico transparente e garrafa de água fabricada de material transparente, incolor e sem rótulo.
Caso o concorrente leve celular, relógio e outros aparelhos eletrônicos, eles precisarão ser desligados (se possível com a bateria retirada) e armazenados em embalagens de porta-objetos, que ficarão lacrados e guardados abaixo da carteira do candidato até o término dos exames.
Estrutura das provas do Concurso CNEN
Tanto para os candidatos a cargos de nível médio quanto para nível superior, as provas objetivas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha, distribuídas em disciplinas de conhecimentos:
Básicos (20 questões): oito questões de Língua Portuguesa, quatro de Legislação Aplicada à CNEN, quatro de Legislação Especial e quatro de Direito Administrativo (peso 1 para cada acerto);
Específicos: 40 questões (peso 1,5 para cada acerto).
Será considerado aprovado no exame objetivo aquele que atingir 50% de aproveitamento das questões e não zerar em Língua Portuguesa. Os gabaritos preliminares deverão ser divulgados logo após o término das provas, pelo site do Iades.
Os candidatos à analista e à tecnologista ainda farão, também no dia 4, uma prova discursiva que consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo, entre sete e 30 linhas, com base no conhecimento específico de cada especialidade. A banca avaliará as redações dentro da quantidade específica de classificados na prova objetiva em cada função. Por exemplo, para o cargo de analista em Gestão e Governança Técnica, destinado à sede da CNEN, serão selecionadas as provas discursivas dos 54 candidatos com as maiores pontuações da etapa objetiva.
Ao todo, 5.677 candidatos estão aptos para fazer as provas do Concurso CNEN, que possui 150 vagas imediatas, distribuídas entre a própria comissão e suas unidades técnico-científicas. Para o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN), há 12 vagas disponíveis. Mais aprovados poderão ser contratados durante o período de dois anos após a homologação do concurso, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos.
Os novos servidores da CNEN serão contratados pelo regime estatutário, que assegura estabilidade no emprego público, e receberão remunerações que variam entre R$3 mil e R$14 mil, a depender do cargo.
Escrita por: José Lucas Brito (Setcos / IEN)