Notícias
Dia do Físico – 19 de Maio
Henri Becquerel e o casal Pierre Curie e Marie Curie, pioneiros da Física Nuclear.
Neste Dia do Físico, 19 de maio, o IEN/CNEN homenageia a todos os físicos, que desenvolvem e aplicam esta ciência que se constitui em importante alicerce do desenvolvimento tecnológico, que tanto nos beneficia.
Algumas aplicações da física são até bastante reconhecidas, como motores e geradores elétricos e o rádio, que vieram das descobertas experimentais e teóricas da ciência do eletromagnetismo, ocorridas principalmente no século XIX.
Mas o público em geral desconhece que muitas coisas do dia a dia são produto de ramos da física. A mecânica quântica é um exemplo. Simplificadamente falando, mecânica quântica é o conjunto de leis que rege os fenômenos da física a nível do muito pequeno, como átomos e moléculas, da mesma forma que as leis de Newton regem os movimentos do mundo macroscópico.
Mas para que serve a mecânica quântica? Transistores (um processador i7, que está nos notebooks que podemos comprar e usar, podem chegar a ter quase cinco bilhões de transistores) e lasers (tão ubíquos em nosso dia a dia) são aplicações da mecânica quântica. Mais recentemente, estão sendo desenvolvidas tecnologias como computação quântica (que permite a solução computacional de certos problemas em muito menos tempo que os computadores usuais) e criptografia (codificação) quântica. As Forças Armadas Brasileiras chegaram a procurar o CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) atrás de tecnologias quânticas.
Outro exemplo de aplicação da física são as teorias da relatividade, especial e geral. Estamos tão acostumados ao uso do GPS (Global Positioning System) na nossa localização e de endereços, mas não sabemos que sem o conhecimento das duas teorias da relatividade de Einstein o sistema não funcionaria. Exercem papel-chave no GPS satélites artificiais que se deslocam ao redor da Terra a uma certa altura. Como eles estão a uma certa velocidade, o tempo medido por eles se passa um pouco mais devagar para quem está na superfície do planeta (previsão da relatividade especial), e como a esta altura o campo gravitacional é mais fraco, eles andam um pouco mais rapidamente que os relógios aqui na Terra (previsão da relatividade geral). Um efeito não compensa o outro, e ambos têm que ser levados em conta para uma medida precisa do tempo, necessária à determinação precisa de posições feita pelo GPS.
- LEIA TAMBÉM: Dia da Proteção Radiológica - conheça mais sobre esse importante campo do setor nuclear
Como Instituto de Engenharia Nuclear, legado que somos do desenvolvimento da física nuclear, devemos saudar particularmente os físicos pioneiros nesta ciência, como Henri Becquerel e o casal Pierre e Marie Curie (os três foram os responsáveis pelo descobrimento da radioatividade), Otto Frisch e Lise Meitner (a quem devemos a explicação teórica da fissão), Enrico Fermi (construtor do primeiro reator nuclear) e muitos outros.
É também com muita ênfase que homenageamos os físicos que trabalham em seu dia a dia aqui em nosso Instituto, no Reator Argonauta, no Serviço de Proteção Radiológica, no Grupo de Radiotraçadores, com o Cíclotron CV-28, projetando reatores nucleares e em várias outras funções.
Escrito por: Henrique Davidovich