Notícias
CNEN participa do 29º Congresso Brasileiro de Física Médica, em São Paulo
Presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Jr., discursando durante o 29o Congresso Brasileiro de Física Médica. Foto: divulgação
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participou do 29º Congresso Brasileiro de Física Médica (CBFM), realizado entre os dias 1º e 4 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), o encontro reuniu especialistas, pesquisadores, professores e estudantes para discutir inovações, tendências e desafios no campo da física médica. Estiveram presentes à abertura o presidente da CNEN, Dr. Francisco Rondinelli Júnior, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da autarquia, Dr. Wilson Calvo.
O 29º CBFM abordou os mais recentes avanços tecnológicos em equipamentos emissores de radiação ionizante e os desafios profissionais trazidos com a modernidade. Alguns trabalhos da CNEN também foram expostos durante o evento. Na programação, entre os temas debatidos, radiologia intervencionista, qualidade da imagem e dose em fluoroscopia, radiologia digital, mamografia digital, radioterapia, avanços em radiocirurgia, medicina nuclear, dosimetria de pacientes e o uso de modelos de inteligência artificial em dosimetria interna.
“Com sua presença no 29º CBFM, a CNEN reafirma o compromisso de promover o desenvolvimento científico, tecnológico, a pesquisa e a inovação na ciência nuclear brasileira, em parceria com a comunidade científica e profissional, garantindo que os avanços da física médica se traduzam em benefícios concretos para a sociedade”, declarou o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior.
- LEIA TAMBÉM: CNEN e INVAP assinam contrato para o RMB
A CNEN investe na promoção do uso das tecnologias nucleares aplicadas à saúde, na pesquisa, desenvolvimento e ensino, em cursos de pós-graduação em seus institutos de pesquisa e no fomento por meio de bolsas de pesquisa desde a iniciação científica ao doutorado.
Além das plenárias e simpósios, o congresso contou com atividades de pré-congresso, apresentações científicas, sessões interativas e simpósios satélites, fomentando o diálogo entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de física médica e áreas correlatas.
Fonte: Cocom/ CNEN