Notícias
CNEN participa de simpósio internacional sobre energia
Dr. Wilson Calvo ministrando palestra durante o ISE 2025. Foto: Divulgação
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participou do ISE 2025, nos dias 27 e 28 de novembro, em Fortaleza, com uma sessão especial inteiramente dedicada ao debate estratégico sobre energia nuclear, inovação científica e desafios para o futuro energético do Brasil. O debate reuniu especialistas, pesquisadores e gestores que apresentaram temas essenciais para o desenvolvimento tecnológico do setor. O tema do evento foi “Otimização da energia renovável: estratégias avançadas para maior eficiência e sustentabilidade”.
Foram abordados temas estratégicos sobre as origens e influências da energia nuclear no Brasil; os avanços na fusão nuclear; o papel dos reatores de pesquisa e o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro; planejamento energético para o desenvolvimento sustentável; desenvolvimento das tecnologias para o microrreator nuclear brasileiro; aplicações nucleares estratégicas para a indústria e para a ciência. A CNEN esteve presente por meio de seus institutos, projetos estratégicos e especialistas, mostrando o avanço científico e tecnológico do setor nuclear nacional.
Organizado por entidades ligadas ao setor, o simpósio contou com programação estratégica com painéis temáticos, apresentações científicas e debates técnicos sobre temas como infraestrutura energética resiliente, eficiência em sistemas renováveis, armazenamento de energia, inteligência artificial e blockchain no mercado de energia, economia circular e produção de amônia de baixo carbono.
Para o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior, “o encontro trouxe como tema central a busca por soluções avançadas para uma matriz energética mais eficiente, sustentável e segura. Nesse cenário, a energia nuclear tem um papel fundamental, seja na pesquisa, na inovação, na segurança energética ou no desenvolvimento tecnológico do país.”
Fonte: Cocom/CNEN