Notícias
ESD e ENAJUM assinam Protocolo de Intenções para realização de atividades em conjunto
A Escola Superior de Defesa (ESD) celebrou, nesta segunda-feira (27), mais uma parceria que visa ao desenvolvimento de iniciativas de intercâmbio e cooperação acadêmica. Trata-se do Protocolo de Intenções assinado com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), em Brasília (DF). O Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, e o Diretor da ENAJUM, Ministro Artur Vidigal de Oliveira, assinaram o Termo. Prestigiaram a cerimônia, dentre outras autoridades, o Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Ministro Francisco Joseli Parente Camelo.
O Protocolo de Intenções tem por objeto a união de esforços das Escolas para promover atividades de cooperação e de intercâmbio acadêmico e cultural nas áreas de interesse mútuo, como seminários, debates, pesquisas, publicações conjuntas, cursos, entre outras atividades e eventos que forem acordados.
O Vice-Almirante Rohwer destacou o orgulho de assinar o acordo, que vinha sendo negociado há alguns meses. “A ENAJUM é uma instituição nova, assim como a ESD, com valores em comum, como a Integração e a Cooperação. Da mesma forma que a nossa Escola, a ENAJUM tem grande potencial de crescimento e acredito que poderemos trabalhar juntos nisso”, disse.
O Diretor da ENAJUM, Ministro Artur Vidigal, lembrou outros interesses comuns entre as Escolas. “A matéria-prima da ESD é muito parecida com a da ENAJUM. Queremos mostrar e desenvolver trabalhos em conjunto e, assim, apresentar a justiça militar da União para a sociedade. Tenho certeza que a parceria renderá bons frutos para ambas instituições”, disse.
O Ministro-Presidente do STM, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, realizou o encerramento da cerimônia, cumprimentando as duas instituições. “Esta cooperação será uma oportunidade para debater temas importantes. É um legado que ficará para a história das escolas”, afirmou.
ESCOLAS
A ENAJUM tem por missão promover a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados da Justiça Militar da União, a fim de desenvolver competências essenciais ao exercício da magistratura, além de desenvolver outras atividades de ensino e estudo, diretamente ou por meio de convênios.
Já a ESD busca desenvolver atividades em temas de interesse da Defesa Nacional, considerados os campos de Segurança e Desenvolvimento, com o propósito de contribuir para o fortalecimento da mentalidade de Defesa na sociedade brasileira.