Notícias
Workshop de Antevisão Estratégica é realizado na ESD com parceiros da Alemanha
A atividade contou com a presença do Ministro Wolfgang Bindseil, da Embaixada Alemã em Brasília.
O objetivo do evento é visualizar cenários prospectivos para as Grandes Potencias e Potências Médias, destacando as ameaças, oportunidades e possíveis estratégias a serem adotadas.O Subcomandante da ESD, Contra-Almirante Leonardo Braga Martins, abriu o encontro ao lado do Ministro Wolfganf Bindseil, destacando a importância de espaços de reflexão estratégica para antecipação de cenários e fortalecimento da cooperação internacional.
Na oportunidade, os participantes do evento discutiram temas como a Estratégia das Grandes e Médias Potências, conflitos Geopolíticos, Segurança Marítima no mundo e no Atlântico, entre outros assuntos.No Painel 1 – “Power Shifts and Strategic Autonomy”, o Dr. Konstantinos Tsetsos (Metis Institute) apresentou uma análise sobre o papel das potências emergentes, especialmente Brasil e Índia, e sua capacidade de moldar a ordem internacional nas próximas décadas.
Em seguida, o Prof. Dr. Wellington Dantas de Amorim (ESD) discutiu a ascensão das potências médias e sua busca por autonomia estratégica diante da competição entre grandes atores. O painel foi moderado pelo Cel. R1 Mário Brasil do Nascimento.
No Painel 2 – “Competing Strategies and Regional Impacts”, o foco recaiu sobre como grandes potências projetam influência e recorrem a instrumentos de poder – convencionais e híbridos – para moldar dinâmicas regionais.
O Cel. R1 Mário Brasil apresentou os principais pontos de tensão geopolítica ao redor do mundo, enquanto o Dr. Konstantinos Tsetsos retomou a palavra para aprofundar o tema da guerra híbrida e suas implicações.Durante a tarde, o Painel 3 – “Maritime Security in the 21st Century” reuniu especialistas para abordar os desafios emergentes em ambientes marítimos, incluindo criminalidade transnacional, operações em zona cinzenta e proteção de infraestruturas críticas.
O Prof. Dr. Wellington Dantas analisou cenários contemporâneos de ameaças marítimas, seguido da exposição do Dr. Frank Sill-Torres, do German Aerospace Center, que apresentou lições do Mar Báltico para proteção de infraestruturas estratégicas.Encerrando a programação, o Painel 4 – “Strategic Currents in the Atlantic” discutiu a presença de potências extrarregionais — como Estados Unidos, Rússia e China — no espaço atlântico, com palestra de Carl Wrede (German Aerospace Center). Por fim, o Vice-Almirante José Cláudio de Oliveira, do MD/CHOC, palestrou sobre Cenários e Estrategia Brasileira para o Atlantico Sul.
Fotos: Gustavo Mota / ESD




