Notícias
Trinta e nove alunos concluem a quinta edição do Curso de Análise de Crises Internacionais (CACI)
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, na manhã de sexta-feira (04), a quinta edição do Curso de Análise de Crises Internacionais (CACI). O curso, em sua segunda edição este ano, tem como objetivo desenvolver competências interpretativas para aprofundar a compreensão da realidade política internacional contemporânea, com ênfase na área de Segurança Internacional, proporcionando aparato teórico e conceitual de natureza holística, destinado a especialistas que irão trabalhar com análise de crises internacionais.
A oradora da turma, Assessora Especial do Ministro do Meio Ambiente, Delegada da Polícia Federal Lígia Neves Aziz Lucindo, agradeceu às autoridades, professores e os demais colegas e falou sobre a importância do curso. “A melhor maneira de promover a paz é analisar criticamente os conflitos e momentos de crise. Que possamos ser multiplicadores dos conceitos aprendidos e trabalhemos na construção de um país mais justo”, disse.
De acordo com o Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, o maior patrimônio da Escola são os alunos. “Ao cruzarem o portão, tenham a certeza de que estão levando consigo muito além do certificado, mas, também, o compromisso de serem integrantes desta Escola”, enfatizou.
O curso foi composto por 39 alunos, sendo 16 militares das três Forças Armadas, um militar estadual, 19 civis de diversos órgãos da administração pública federal e dos estados, além de três representantes de Nações Amigas: um diplomata do Marrocos, um General de Brigada do Peru e um Ministro Plenipotenciário de Camarões.
A cerimônia contou com a presença do embaixador da República de Camarões, Senhor Martin Agbor, e do Chefe de Educação e Cultura do Estado Maior-Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço.