Notícias
MD e ESD realizam Workshop sobre Conceitos de Operação e Apoios Conjuntos em PBC
Ocorre nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de julho, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), a segunda etapa do Workshop sobre Conceitos de Operação e Apoios Conjuntos no Planejamento Baseado em Capacidades (PBC). A primeira fase ocorreu nessa segunda (10), no Ministério da Defesa. O evento conta com apresentações de especialistas em política e estratégia de segurança e defesa, governança e gestão em defesa, construção de cenários e planejamento operacional conjunto.
O evento é uma iniciativa do Ministério da Defesa, por meio da Assessoria de Planejamento Baseados em Capacidades (APBC), e da ESD, por meio do Núcleo de Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força (NCAD). O objetivo é analisar o uso de conceitos de Operação e Apoios Conjuntos no PBC e sua ligação com a Política e Estratégia Nacional de Defesa, por meio das melhores práticas empregadas nos Estados Unidos e em outros países.
De acordo com o Coronel R1 Thadeu Luiz Crespo Alves Negrão, da Divisão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da ESD, um dos organizadores do evento, a proposta inclui discussões dirigidas sobre os diversos temas propostos e exercícios imediatos a fim de consolidar o aprendizado. “Buscamos ampliar os conceitos de desenvolvimento de Força dentro da ESD e também contribuir esses conhecimentos junto ao Ministério da Defesa e as Forças Singulares”, disse.
O Especialista em Capacitação Institucional e Gestão de Defesa, Patrick Goodman, apresentou conceitos e enumerou exemplos de Gerenciamento de Força Conjunta e Cenários para Planejamento de Defesa. “Os EUA usam, por exemplo, 15 cenários de Planejamento de Defesa que não são, necessariamente, feitos por militares. Estes cenários são usados para prever uma gama de ameaças que podem acontecer”, explicou.
Segundo o palestrante, a intenção é, a partir do cenário, montar uma resposta militar e um planejamento operacional conjunto. “No final, podemos desenvolver uma estratégia de defesa, com as diretrizes que vão apontar quem realmente está pronto para entrar em ação, usando os militares e os meios disponíveis’, complementou.
De acordo com a metodologia aplicada, tais respostas são atividades e operações conjuntas (de mais de uma força singular) desenvolvidas para enfrentar uma ameaça específica, conforme descrita em um cenário de planejamento. Tais cenários de planejamento são ferramentas importantes para testar as formas e meios com os quais as Forças militares cumprem as suas missões.
Após as apresentações, o grupo realiza uma oficina para a elaboração de componentes de uma resposta militar, incluindo contexto operacional, missão militar, conceitos operacionais, premissas, limitações, restrições, prazos e regras de engajamento.
Também integram o quadro de palestrantes a professora Laura R. Cleaury, PhD, autora e consultora especializada em governança de segurança e defesa, e Jason Dechant professor da George Mason University e pesquisador do Instituto de Análises de Defesa (IDA, sigla de Institute for Defense Analyses) instituição parceira da ESD.
Fotos Cabo L Carvalho ESD/ACOMSOC
Texto Tenente Cristiane ACOMSOC/ESD