Notícias
ESD sedia a abertura do 1º Seminário Conjunto de História Militar da Defesa
A Escola Superior de Defesa (ESD) sediou, na manhã desta quarta-feira (09/04), a abertura do 1º Seminário Conjunto de História Militar da Defesa, uma iniciativa da Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHEC/EMCFA). O evento marcou o início da atividade dedicada à memória da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, cuja principal data comemorativa, o Dia da Vitória, completará 80 anos em 8 de maio de 2025.
As palestras abordaram a participação de cada Força no contexto de guerra, bem como os desdobramentos geopolíticos da atuação brasileira durante o conflito. A atividade iniciou com a palestra do Capitão de Mar e Guerra (RM1), Professor Doutor Eduardo Alves de Almeida. Na ocasião, ele abordou o tema: "A Marinha do Brasil na 2ª Guerra Mundial - suas perdas e danos"; Na sequência, o General de Divisão (R1) Edson Skora Rosty, proferiu a palestra intitulada: "A 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária em Operações na Itália".
Ao longo do intervalo, os participantes puderam visitar uma exposição de viaturas e materiais históricos da Segunda Guerra Mundial. Logo em seguida, a programação continuou com a palestra do Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico (R1), que teve como tema: “A Participação da FAB na 2ª Guerra Mundial”. Por fim, foi a vez do Professor Dr. Virgílio Caixeta Arraes, do Departamento de História da Universidade de Brasília, que apresentou a temática: “Nova Ordem Mundial (1945): Esperança ou Frustração”.
O Assessor Militar da Chefia da CHEC e coordenador do evento, General de Brigada R1 João Gobert Damasceno, o Seminário resgata e honra a memória dos que tiveram que lutar na Segunda Guerra Mundial. “À medida que os anos passam, esses feitos históricos e heroicos das nossas forças não podem cair no esquecimento. Esse evento tem a finalidade de conectar gerações para que as nossas gerações de oficiais e praças entendam o que foi a participação das Forças Armadas na 2ª Guerra Mundial com esse aspecto conjunto”, disse.
Estiveram presentes no evento autoridades civis e militares, dentre elas, o Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; o Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang; CHEC do EMCFA nomeado, Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa; da Comandante da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins; do Diplomata de Ligação do MRE junto à ESD, Embaixador George Torquato Firmeza, e outras autoridades civis e militares.
Prestigiaram o Seminário os alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), representantes das Forças Singulares, convidados da Chefia de Educação e Cultura e integrantes do Corpo Permanente da ESD. O seminário continuará nos dias 10 e 11 de abril, no Museu Naval, no Rio de Janeiro, com mesas temáticas e visitas ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial e ao Navio-Museu Bauru.





