Notícias
ESD realiza o 2º Estágio para Diplomatas e Adidos Militares Estrangeiros (EDAME)
A Escola Superior de Defesa (ESD) realiza, de 8 a 10 de julho, a 2ª Edição do Estágio para Diplomatas e Adidos Militares Estrangeiros (EDAME) 25. O evento reúne representantes de 44 países.
O objetivo é congregar diplomatas e adidos militares estrangeiros nas instalações da ESD, divulgando a Política Nacional de Defesa (PND), da Estratégia Nacional de Defesa (END), dos Projetos Estratégicos das forças singulares, bem como promover as parcerias existentes e as possibilidades de novas, entre a Base Industrial de Defesa (BID) nacional e a das nações amigas.
Na abertura, a Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, ressaltou que o currículo do Estágio foi meticulosamente estruturado para atender às necessidades observadas no intercâmbio rotineiro do Ministério da Defesa e das Forças Singulares com embaixadas, consulados e organizações internacionais.
“O evento se apresenta como uma oportunidade de apresentação das parcerias já existentes e das possibilidades de futuras colaborações entre a Base Industrial de Defesa nacional e a das nações amigas”, frisou a Major-Brigadeiro Carla.
Nesta edição, o EDAME conta com a participação dos chefes das representações diplomáticas de Burkina Faso, Camboja, Chipre, Líbia e Panamá, além de integrantes das embaixadas e consulados (adidos militares e funcionários), de órgãos e instituições brasileiras, como o Ministério da Defesa, a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa (ABIMDE) e o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE).
A programação inclui palestras sobre a promoção comercial da BID no Brasil; a importância da tecnologia e da indústria de defesa para a soberania nacional; as possibilidades de acordos e parcerias internacionais e as perspectivas do setor externo brasileiro voltadas para a BID.
O Diretor do EDAME 2025, Coronel Vladimir Schubert Neiva Ferreira, destacou que “a atividade representa uma excelente oportunidade para o estreitamento dos laços diplomáticos entre os participantes, promovendo a amizade e a cooperação na área de Defesa.





