Notícias
ESD realiza Estudo Interdisciplinar de Campo com os Alunos do CSIE no Comando da Aeronáutica
A turma do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE-2023) da Escola Superior de Defesa (ESD) esteve, na manhã de sexta-feira (16), no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF). Os alunos conheceram o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). A atividade marcou a última visita técnica antes do encerramento do curso, que será em 30 de junho.
No CINDACTA I, a equipe da Escola foi recepcionada pelo Comandante da Organização Militar (OM), Coronel Dan Marshal Freitas. Ele realizou uma apresentação sobre o histórico e missão do Comando, atividades operacionais e técnicas, além dos serviços prestados. “Receber o CSIE foi uma oportunidade muito rica, uma vez que pudemos mostrar pontos estratégicos para o nosso país, não só em termos de controle do espaço aéreo, como também de defesa aérea. Essas informações serão de grande valia para que os profissionais do Curso utilizem no dia a dia e possam aumentar a nossa capacidade de análise de inteligência”, destacou.
No COMAE, foi apresentada a visão do Comando, um vídeo institucional e a evolução histórica ao longo dos anos. Foram abordadas as missões aeroespaciais, como Reconhecimento Aeroespacial, Policiamento do Espaço Aéreo
Transporte Aerologístico, Busca e Salvamento, além de missões em proveito da sociedade, como transporte de órgãos, combate à pandemia de COVID 19 com transporte de oxigênio líquido e operações como a Acolhida e a Gota (que transposta vacinas para regiões inóspitas).
Para o Tenente Coronel Fábio Rodrigo, aluno do CSIE, conhecer o COMAE e o CINDACTA I foi de grande valia para os aprendizados do curso. “Possibilitou entender a dimensão estratégica da importância desses órgãos na preservação do espaço aéreo brasileiro, bem como dos interesses da Defesa e da soberania nacional”, finalizou.
CSIE
O Curso conta com 43 alunos, representantes de 36 instituições do Governo Federal e dos governos estaduais. Esta é a 27ª edição do curso, sendo a terceira na ESD. O objetivo é desenvolver competências para o exercício de funções na área de Inteligência Estratégica na Administração Pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).
O CSIE tem carga horária de 478 horas/aula (16 semanas) em fase presencial e inclui Estudos Interdisciplinares de Campo realizados em diversas instituições e órgãos estratégicos do país.
Para participar dos cursos da ESD – Para realizar os cursos na Escola Superior de Defesa, os interessados – civis e militares – devem ser indicados por instituições parceiras e convidadas pela ESD, que conduzirá o processo seletivo. Os militares e civis das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares. Consulte mais informações em www.gov.br/esd .
Fotos: S2 Pedro Lucas - Acomsoc/ESD