Notícias
Cerimônia de conclusão do Curso de Geopolítica e Defesa 2025 é realizada na ESD
Compuseram a mesa de honra o Embaixador José Raphael Lopes Mendes de Azeredo, Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG); o Diplomata de Ligação do Ministério das Relações Exteriores com a ESD, Embaixador George Torquato Firmeza; e o Contra-Almirante Leonardo Braga Martins, Comandante Substituto da ESD.
Durante a cerimônia, foi destacada a importância do curso no fortalecimento da mentalidade de defesa e na integração entre civis e militares. A edição de 2025 formou 44 alunos, sendo 20 civis, 17 militares das Forças Armadas e sete militares das Forças Auxiliares, representando 22 instituições de diferentes estados brasileiros.
O CGEOD 2025 teve como objetivo desenvolver competências analíticas e interpretativas correlacionadas ao trinômio Espaço–Poder–Atores, a partir de uma perspectiva geopolítica e geoestratégica da defesa nacional. O curso foi realizado na modalidade híbrida, com 100 horas de atividades, sendo um semana em formato remoto e quatro semanas presenciais na ESD, em Brasília.
Em seu discurso, o orador da turma, Major da Polícia Militar do Estado da Paraíba Ewerton Allace Silva Tavares, ressaltou o aprendizado adquirido e o papel do curso na formação de profissionais capazes de compreender os desafios contemporâneos da segurança e da defesa. “Hoje, celebramos não apenas o fim de uma etapa, mas o início de um novo ciclo de consciência e missão”, frisou.
Após as palavras do orador, o Presidente da FUNAG destacou o papel dos cursos, a função da Escola na atualidade e a cooperação entre a ESD e a FUNAG. “Através dos cursos e das publicações conjuntas – como a série da Coleção Antártica – e novas empreitadas que virão, eu gostaria de ver essa parceria cada vez mais aprofundada”, pontuou o Embaixador José Raphael Lopes Mendes de Azeredo.
Em seguida, o Comandante Substituto da ESD, Contra-Almirante Leonardo Braga Martins, enalteceu o comprometimento dos alunos e o trabalho da equipe pedagógica da Escola. “Um curso como esse é uma possibilidade de enriquecimento não só dos nossos modelos de pensar criticamente o mundo, mas, especialmente, também pelo espaço de diálogo que é excepcional”, sublinhou.
Mais informações sobre o CGEOD, clique aqui.
Fotos: Soldado Neiva / ESD






