Notícias
ESD realiza cerimônia de conclusão do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, nesta sexta-feira (25/04), a solenidade de conclusão da 14ª edição do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA) – Turma “Força Expedicionária Brasileira”. A cerimônia ocorreu no auditório Professor Gustavo Heck e contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes de diversas instituições e familiares dos alunos.
O CDICA teve como objetivo desenvolver competências para o assessoramento em alto nível sobre temas ligados ao Direito Internacional Humanitário (DIH) e ao Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA), em apoio ao Ministério da Defesa, às Forças Armadas e a órgãos que atuam em processos internacionais de paz e mitigação dos efeitos dos conflitos armados. Com carga horária de 165 horas, o curso foi realizado em sete semanas, na modalidade híbrida, e contou com 45 alunos provenientes do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e de mais 20 instituições civis de grande relevância nacional. Um dos destaques desta edição foi a significativa participação feminina: 23 mulheres.
Em nome dos alunos, o Juiz Federal Wilney Magno de Azevedo Silva, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, fez um discurso de agradecimento e falou sobre a importância do curso e a experiência vivida durante sua realização. Na sequência, foi realizada a entrega dos distintivos aos alunos, marcando simbolicamente o encerramento da formação.
Em sua fala de encerramento, a Comandante da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, ressaltou a excelência do curso, o elevado nível dos debates e a relevância das visitas institucionais realizadas, que proporcionaram a conexão entre teoria e prática. Destacou, ainda, o simbolismo da turma homenagear a Força Expedicionária Brasileira (FEB), cujo legado de bravura e missão completa 80 anos.
“Ao longo das últimas semanas, os senhores e senhoras cruzaram saberes em nome da justiça e da dignidade humana, pilares do Direito Internacional Humanitário”, afirmou a Comandante. “O CDICA 2025 cumpriu seu propósito maior: formar especialistas aptos a assessorar, com excelência, instituições nacionais e internacionais em temas sensíveis e estratégicos ligados à paz, à mitigação de sofrimentos e ao respeito ao direito em tempos de guerra", finalizou.
A cerimônia contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, do Embaixador George Torquato Firmeza; do Subcomandante da ESD, Contra-Almirante Braga Martins; e do Coordenador Geral Acadêmico, General de Brigada R1 Teche.





