Notícias
ESD realiza cerimônia de abertura da Semana Pedagógica 2026
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, na segunda-feira (9/2), a cerimônia de abertura da Semana Pedagógica 2026, no auditório Prof. Gustavo Heck, cujo tema foi “Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso em Tempos de Inteligência Artificial”. O evento marcou o início das atividades voltadas à capacitação e ao alinhamento do Corpo Docente da instituição para o novo ano letivo.
A cerimônia contou com a presença da Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Carla; do Embaixador George Torquato Firmeza, diplomata de ligação entre o Ministério das Relações Exteriores e a ESD; do Coordenador-Geral Acadêmico, Contra-Almirante Jeferson; da Capitão de Mar e Guerra Patrícia Pontes, Chefe da Divisão Pedagógica; da Professora Doutora Adriana Bellintani, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); do Professor Doutor Adriano Andrade e da Professora Doutora Laura Cleary, além de docentes e convidados.
Nas suas palavras de abertura, a Comandante da ESD destacou que a Semana Pedagógica ocupa um espaço privilegiado no calendário acadêmico: “É o momento dedicado a refletir sobre práticas, metodologias e inovações que fortalecem o ensino e ampliam a capacidade de responder às demandas de um mundo em constante transformação”, frisou.
Em seguida, a Chefe da Divisão Pedagógica, Capitão de Mar e Guerra Patrícia Pontes Bezerra, reforçou os objetivos e a programação da Semana Pedagógica. Na ocasião, a militar destacou um elemento comum entre todas as edições do evento, unindo todas as temáticas: a busca pela inovação.
Na sequência, a Professora Doutora Adriana Bellintani, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ministrou a palestra aos participantes, abordando temas relacionados à pesquisa acadêmica no campo da defesa, a exemplo da arte de ler, de escrever e de pensar. Destacou exemplos de influentes pensadores do campo da Defesa e o quanto podemos apreender com a maneira como se dedicavam ao ato da escrita de maneira concomitante ao exercício profissional. A professora destacou a importância de trabalharmos civis e militares “construindo pontes", estabelecendo um diálogo que fortalecerá a Defesa e o país.




