Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Escola Superior de Defesa - ESD
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • A ESD
    • Institucional
      • Institucional
      • Agenda de Autoridades
      • Quem é Quem
    • Histórico
      • imagens
    • Comandante
    • Subcomandante
    • Síntese e Instruções para Inscrição
      • Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) - 2026
      • Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) - 2026
      • Curso de Logística Estratégica e Defesa (CLED) - 2027
      • Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA) - 2026
      • Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD) - 2026
      • Curso de Análise de Crises Internacionais (CACI) - 2027
      • Curso “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo” (CDNPL) - 2027
      • Curso de Coordenação e Planejamento Interagências (CCOPI) - 2026
      • Curso de Extensão em Economia e Planejamento de Defesa (CEPD) - 2026
      • Curso de Geopolítica e Defesa (CGEOD) - 2027
      • Curso de Gestão e Planejamento de Defesa (CGPD) - 2026
      • Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA
    • Acesso à Informação
      • Institucional
      • Ações e Programas
      • Participação Social
      • Auditorias
      • Convênios e Transferências
      • Receitas e Despesas
      • Licitações e Contratos
      • Servidores
      • Informações Classificadas
      • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
      • Perguntas Frequentes
      • Dados Abertos
      • Sanções Administrativas
      • Ferramentas e aspectos tecnológicos
      • Ouvidoria
    • Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
      • Atividades de extensão
      • Pesquisa e Pós-Graduação
      • Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (LAB-SDD)
      • Núcleo de Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força (NCAD)
      • Núcleo de Estudos Polares da Escola Superior de Defesa (NEPESD)
    • Biblioteca e Repositório Institucional
    • Cronograma anual e resultados dos processos seletivos
      • 2026
      • 2025
      • Processos Seletivos Anteriores
    • Contatos
    • Localização
    • Mestrado em Segurança, Desenvolvimento e Defesa
      • Sobre o PPGSDD
      • Corpo Docente
      • Área de Concentração do PPGSDD
      • Linha de Pesquisa 1 (LP1)
      • Linha de Pesquisa 2 (LP2)
      • Arquivos
      • Processo Seletivo
      • Documentos e Formulários
    • ALUMNI
  • Central de Conteúdo
    • Notícias
    • Publicações
      • Informativo ESD
      • Revista Segurança, Desenvolvimento e Defesa (RSDD)
      • Anuário de Artigos do CAED
      • Produção Acadêmica da ESD
    • Redes Sociais
  • Projeto Social
    • PROFESP
  • Redes Sociais
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • YouTube
  • Documentos (Modelos)
    • Documentos (Modelos)
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Central de Conteúdo Notícias ESD promove Ciclo Anual de Seminários com o tema "A inserção do Brasil na Economia do Novo Espaço"
Info

Notícias

ESD promove Ciclo Anual de Seminários com o tema "A inserção do Brasil na Economia do Novo Espaço"

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 07/10/2022 14h02
WhatsApp Image 2022-10-07 at 13.46.34.jpeg

WhatsApp Image 2022-10-07 at 08.10.01 (1).jpeg A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, na manhã do dia 06 de outubro, o debate: “A inserção do Brasil na Economia do Novo Espaço”. A atividade fez parte do Ciclo Anual de Seminários da ESD e teve como objetivo contribuir para as discussões sobre esse importante tema. Na ocasião, também foi assinado o Memorando de Entendimento entre a ESD e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O Painel, que foi idealizado e moderado pelo Cel Av R/1 Darcton, titular da disciplina de Gestão WhatsApp Image 2022-10-07 at 08.10.00.jpeg Estratégica de Defesa do CAED, contou com as ilustres participações das seguintes autoridades: o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim; o Presidente da AEB, Sr Carlos Augusto Teixeira de Moura; o Chefe do Centro de Operações Espaciais, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira; e o Chefe da Seção de Atividades Espaciais do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar R1 Rogério Luiz Veríssimo Cruz.

WhatsApp Image 2022-10-07 at 08.10.00 (1).jpeg Também estiveram presentes ao evento o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Aeroespaciais, Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos; o Diplomata de Ligação da ESD, Embaixador Flávio Helmond Macieira; o Assessor Especial do Ministro do MCTI, Major-Brigadeiro do Ar R/1 Ricardo Cesar Mangrich; o Chefe do Centro de Planejamento de Orçamento e Gestão Institucionais do Centro de Operações Aeroespaciais, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho; o Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo; e o General de Brigada R1 Carlos Henrique Teche, Chefe do Departamento Acadêmico da ESD.

Para o presidente da Agência Espacial Brasileira, Sr. Carlos Teixeira de Moura, a instituição, enquanto coordenadora das atividades WhatsApp Image 2022-10-07 at 08.10.01.jpeg do Programa Espacial Brasileiro, tem o privilégio de compartilhar conhecimentos, experiências e perspectivas. “O Brasil é um dos poucos países que podem atuar em atividades de acesso ao espaço. Somos capazes de fazer satélites, softwares e de desenvolver aplicativos. Discutir a economia espacial é descobrir como podemos criar oportunidades para o país, nessa cadeia global de valores”, destacou. Ainda, segundo ele, “cerca de 80% do mercado espacial não está nos satélites, nem nos foguetes e, sim, no que se faz com estas informações”.

WhatsApp Image 2022-10-07 at 08.10.02.jpeg Segundo o Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Aeroespaciais, Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, o Brasil está aumentando seus conhecimentos e isto está fazendo com que o país seja inserido em fóruns internacionais não apenas como ouvinte, mas como ator. “Estamos no momento certo e fazendo as coisas certas, investindo pesadamente nas pessoas. Estamos fazendo parte da consciência situacional do Espaço. Isto não é somente uma questão de recursos, mas uma questão de visão que o nosso país está tendo”, declarou.

O Memorando de Entendimento entre a ESD e a AEB foi assinado pelo Vice-Almirante Paulo WhatsApp Image 2022-10-07 at 08.10.02 (1).jpeg Renato Rohwer Santos, Comandante da Escola, e pelo presidente da AEB, Sr. Carlos Augusto Teixeira de Moura. O Memorando permitirá que as instituições desenvolvam projetos em áreas que envolvam desde as prioridades elencadas pelas políticas públicas até a gestão de recursos orçamentários, com foco no setor espacial e sua articulação com Segurança, Desenvolvimento e Defesa (SDD).

WhatsApp Image 2022-10-07 at 08.10.02 (2).jpeg O Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, disse que é muito importante a realização de discussões como essas. “Nós temos muito o que aprender, estudar e explorar. Temos desafios, mas nosso país tem capacidade e competência para fazer a diferença no Espaço, principalmente se continuarmos com o espirito de cooperação”, completou.

A plateia contou com alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) e do Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN), e também com alunos e professores da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade do Centro de Ensino Unificado de Brasília (UNICEUB) e da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • A ESD
    • Institucional
      • Institucional
      • Agenda de Autoridades
      • Quem é Quem
    • Histórico
      • imagens
    • Comandante
    • Subcomandante
    • Síntese e Instruções para Inscrição
      • Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) - 2026
      • Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) - 2026
      • Curso de Logística Estratégica e Defesa (CLED) - 2027
      • Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA) - 2026
      • Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD) - 2026
      • Curso de Análise de Crises Internacionais (CACI) - 2027
      • Curso “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo” (CDNPL) - 2027
      • Curso de Coordenação e Planejamento Interagências (CCOPI) - 2026
      • Curso de Extensão em Economia e Planejamento de Defesa (CEPD) - 2026
      • Curso de Geopolítica e Defesa (CGEOD) - 2027
      • Curso de Gestão e Planejamento de Defesa (CGPD) - 2026
      • Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA
    • Acesso à Informação
      • Institucional
      • Ações e Programas
      • Participação Social
      • Auditorias
      • Convênios e Transferências
      • Receitas e Despesas
      • Licitações e Contratos
      • Servidores
      • Informações Classificadas
      • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
      • Perguntas Frequentes
      • Dados Abertos
      • Sanções Administrativas
      • Ferramentas e aspectos tecnológicos
      • Ouvidoria
    • Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
      • Atividades de extensão
      • Pesquisa e Pós-Graduação
      • Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (LAB-SDD)
      • Núcleo de Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força (NCAD)
      • Núcleo de Estudos Polares da Escola Superior de Defesa (NEPESD)
    • Biblioteca e Repositório Institucional
    • Cronograma anual e resultados dos processos seletivos
      • 2026
      • 2025
      • Processos Seletivos Anteriores
    • Contatos
    • Localização
    • Mestrado em Segurança, Desenvolvimento e Defesa
      • Sobre o PPGSDD
      • Corpo Docente
      • Área de Concentração do PPGSDD
      • Linha de Pesquisa 1 (LP1)
      • Linha de Pesquisa 2 (LP2)
      • Arquivos
      • Processo Seletivo
      • Documentos e Formulários
    • ALUMNI
  • Central de Conteúdo
    • Notícias
    • Publicações
      • Informativo ESD
      • Revista Segurança, Desenvolvimento e Defesa (RSDD)
      • Anuário de Artigos do CAED
      • Produção Acadêmica da ESD
    • Redes Sociais
  • Projeto Social
    • PROFESP
  • Redes Sociais
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • YouTube
  • Documentos (Modelos)
    • Documentos (Modelos)
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca