Professores da ESD participam de expedição científica na Amazônia

Publicado em 16/07/2025 11:34Modificado há 9 meses
Compartilhe:
Mídia (35).jfif

Pesquisadores da Escola Superior de Defesa (ESD) integram, entre os dias 11 e 18 de julho, a 1ª Expedição de coleta de dados do Projeto “TSIINO HIIWIIDA: Revelando múltiplas dimensões da biodiversidade de plantas e fungos no alto Rio Negro”. O projeto foi aprovado em 2024 pela Chamada Expedições Amazônia+10, do CNPq, e liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Mídia (33).jfif
Foto: Divulgação

Participam da missão os professores e pesquisadores Paulo Câmara, Coronel José Roberto e Coronel Selma Gonzales, junto a pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A expedição abrange as cidades de Manaus e São Gabriel da Cachoeira (AM), localizada na região da “Cabeça do Cachorro”, próxima às fronteiras com a Colômbia e a Venezuela.

Mídia (32).jfif
Foto: Divulgação

Antes da coleta, os pesquisadores passaram por um Estágio de Sobrevivência na Selva, ministrado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), referência internacional em operações na floresta amazônica. Já em São Gabriel da Cachoeira, a equipe percorreu áreas do entorno urbano com o apoio logístico da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em especial do CFRN/5º BIS.

Mídia (31).jfif
Foto: Divulgação

Foram coletadas amostras de plantas, musgos e fungos que serão submetidas a análises taxonômicas e genômicas. A expedição visa contribuir com o inventário da biodiversidade regional, a avaliação de impactos das mudanças climáticas, o monitoramento de eventos relevantes em saúde única e o diálogo com saberes das comunidades tradicionais.

O município de São Gabriel da Cachoeira é o terceiro maior do Brasil em extensão territorial, com 93% da população formada por indígenas de cerca de 24 etnias.

Categorias
Educação e Pesquisa
Compartilhe: