Notícias
ESD participa de Aula Magna do Mestrado em Economia de Defesa e Espaço na UNB
A Escola Superior de Defesa (ESD) participou da Aula Magna do Mestrado em Economia de Defesa e Espaço, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) da Universidade de Brasília (UNB), na Capital Federal. A aula integra o Curso de Mestrado que é fruto de uma parceria entre a ESD, a UnB e a Agência Espacial Brasileira (AEB), e tem como principal área de concentração a Economia da Defesa, com ênfase em pesquisas em Economia da Defesa e Economia Espacial.
Com o tema “Reflexões sobre o Ecossistema de Tecnologia e Inovação do Brasil à luz do Case Embraer”, o CEO e presidente da Embraer-X, Daniel Moczydlower, discorreu sobre as principais conquistas e desafios do segmento aeronáutico internacional, com destaque para as tecnologias verdes e sustentáveis.
Na ocasião, a ESD foi representada pelo Professor Dr. Peterson Silva e pelo Coronel R1 Thadeu Negrão. Ademais, a mesa de abertura do evento contou com o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon; do Diretor da Planejamento, Orçamento e Administração (DPOA) da AEB e egresso do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) da ESD, Aluísio Camargo; do CEO da Embraer X, Daniel Moczydlower; do Prof Dr José Marcio da UnB; do Coordenador do Curso, Professor Dr Jorge Madeira; e do senhor Osório Coelho Guimarães Neto, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
De acordo com o Professor Peterson Silva, o Mestrado é uma contribuição da ESD para a consecução dos objetivos nacionais de Defesa, conforme a Política Nacional de Defesa (PND) e a Estratégia Nacional de Defesa (END). “Uma contribuição especialmente no que se refere à ampliação do envolvimento da sociedade nos assuntos de defesa nacional e a busca da criação da carreira civil de defesa”, disse.
“Considero esse mestrado profissional, promovido pelo MD, apoio da ESD e AEB, extremamente importante. Não apenas para capacitar as pessoas, inclusive os colaboradores da AEB, na área de economia do espaço e da defesa, mas, principalmente, na possibilidade da academia pensar o Programa Espacial Brasileiro”, afirma o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
Fotos Sargento Da Rocha / ACOMSOC ESD
Texto Tenente Cristiane / ACOMSOC ESD, com informações DEPPG/ESD e AEB