Notícias
ESD marca presença no ERABED 2025 Centro-Oeste
Organizado pela Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB) e pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com apoio da Escola de Inteligência (Esint) e da Escola Superior de Defesa (ESD), aconteceu, de 11 a 13 de novembro, o ERABED 2025 Centro-Oeste, que trouxe como tema central “Soberania Nacional na Geopolítica Global”.
A programação contou com mesas-redondas, painéis, apresentações de pesquisas e pôsteres desenvolvidos por instituições da região Centro-Oeste, culminando no 1º Fórum Brasileiro de Defesa Nacional, realizado em 13 de novembro.
Durante o evento, foi apresentada a edição mais recente da Revista de Segurança, Desenvolvimento e Defesa (RSDD), com o Dossiê Temático “Por uma Amazônia Soberana e Sustentável: Desafios e Oportunidades”. Na mesma sessão, ocorreu o lançamento do livro “O que aprendemos com a guerra na Ucrânia”, organizado pelo Gen Brig R1 Marcelo Gurgel do Amaral Silva (ESD), pelo Prof. Dr. Oscar Medeiros Filho (ESD) e pelo Prof. Dr. Augusto Teixeira Júnior (UFPB – PPGSDD/ESD).
O encontro reuniu também professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (PPGSDD/ESD), que apresentaram pesquisas realizadas no âmbito do mestrado. Entre os trabalhos expostos, destacam-se:
• Governança, Segurança Marítima e Relações Interagências: reflexões sobre a estrutura e a atuação do COMPAAz da Marinha do Brasil (Thiago Abreu de Figueiredo e Nádia Xavier Moreira)
• As Dimensões de Impacto da Mudança Climática para o Setor de Defesa: Uma revisão a partir do Estado do Conhecimento (Bruno Cezar Pereira Soares);
• Eficiência da Defesa Nacional e Poder Geopolítico: uma Análise NDEA-SBM do Gasto Militar Global (Marcio Andrey Roselli e Carlos César de Castro Deonísio);
• A Predição de Acidentes Aeronáuticos na Força Aérea Brasileira com Utilização de Inteligência Artificial (Arnaldo Silva Lima Filho e Carlos Cessar de Castro Deonisio);
• Guerra e tecnologia: a perspectiva da imposição da vontade política sem emprego de tropas (André Barros de Oliveira e Viviane Machado Caminha);
• Inovação Tecnológica e Competitividade no Setor de Armas Leves da Base Industrial de Defesa: revisão da literatura com emprego da metodologia Estado do Conhecimento (José Irismar Cabral Junior e Julio Eduardo da Silva Menezes).
O último dia foi dedicado a grupos de debate sobre temas estratégicos para o país, incluindo:
1. prioridades de defesa;
2. orçamento de defesa;
3. tecnologia e Base Industrial de Defesa;
4. participação brasileira em organismos internacionais e exercícios conjuntos;
5. meio ambiente e recursos naturais;
6. inteligência;
7. construção da paz;
8. democracia e forças armadas;
9. áreas estratégicas — nuclear, cibernética e espacial;
10. desenho de força, atribuições das Forças Armadas e recrutamento militar.
A ABED é uma associação acadêmica que reúne pesquisadores de várias instituições brasileiras dedicados ao estudo da defesa nacional e da segurança internacional. Além de fomentar o intercâmbio entre especialistas, a entidade busca divulgar resultados de pesquisa e ampliar o debate público sobre temas essenciais para a defesa do país.
