Notícias
ESD inicia fase presencial da 6ª edição do CACI
A Escola Superior de Defesa (ESD) deu início, nesta segunda-feira (26), à fase presencial da 6ª edição do Curso de Análise de Crises Internacionais (CACI 2023). O curso tem como objetivo desenvolver competências interpretativas para aprofundar a compreensão da realidade política internacional contemporânea, com ênfase na área de Segurança Internacional, proporcionando aparato teórico e conceitual de natureza holística. Participam 34 alunos civis e militares de 18 instituições. A fase remota ocorreu de 12 a 23 de junho. O encerramento do curso está previsto para 14 de julho.
O Chefe do Departamento Acadêmico, General de Brigada R1 Carlos Henrique Teche, disse que é uma alegria receber mais uma turma na ESD. “A crise é uma constante, não só nas nossas vidas pessoais, mas também quando falamos nas nações, como vimos no caso da Rússia e Ucrânia. As crises acontecem por falta de liderança da liberdade. Quando não lideramos a nossa liberdade, a crise toma conta. No curso, estudaremos como surgem, porque surgem, quais são os atores e as possibilidades de resolução das crises. Espero que, ao final, tenhamos conseguido liderar a nossa liberdade no plano internacional”, disse.
O CACI é destinado a especialistas que irão trabalhar com análise de crises internacionais. Sua estrutura curricular compreende as Relações Internacionais, o Direito Internacional Público, a Economia Política Internacional, a Teoria de Crises Internacionais, os Modelos de Análise de Crises Internacionais e de Geopolítica. Os discentes recebem e aprimoram conhecimentos úteis e atualizados ao exercício de cargos e de funções de analistas de política internacional e de inteligência, de formuladores de cenários e de assessores internacionais.
A turma é composta por 17 militares das três Forças; 16 civis de órgãos da Administração Pública Federal, dos Estados e Distrito Federal e um aluno de Nação Amiga (México). A abordagem metodológica desenvolvida pela ESD para o curso é baseada na instrumentalidade e propicia experiência prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades, exigindo comprometimento individual e trabalhos em grupo.
Fotos: Cabo L. Carvalho/ACOMSOC-ESD