Notícias
ESD encerra Exercício de Crise Internacional 2024
Publicado em
13/08/2024 14h16
Atualizado em
13/08/2024 15h03
O encerramento do Exercício de Crise Internacional (ECI 2024) ocorreu nesta terça-feira (13/08). Durante quatro dias, a Escola Superior de Defesa (ESD) foi a plataforma de um cenário hipotético de uma complexa questão ambiental global. O objetivo foi aplicar os conhecimentos das disciplinas do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED). O exercício simulado preparou profissionais brasileiros e estrangeiros para gerenciar uma hipotética crise internacional associada a diversos conceitos estudados ao longo do Curso de Altos Estudos em Defesa. As atividades ocorreram nos dias 6, 7, 8 e 13 de agosto.
A cerimônia de encerramento contou com a presença da Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins. “O exercício foi cuidadosamente elaborado para proporcionar um ambiente fictício e dinâmico, por meio do qual os participantes tiveram a oportunidade de praticar e desenvolver habilidades essenciais para a resolução de conflitos e para a tomada de decisões estratégicas em situações de alta pressão”, frisou a Major-Brigadeiro Carla.
Segundo o Coordenador Geral do Exercício, Capitão de Mar e Guerra Carlos Radicchi, o Exercício de Crise Internacional é a consolidação das disciplinas iniciais do CAED: Segurança, Desenvolvimento e Defesa (SDD); Estado e Defesa em Perspectiva Histórica (EDH); Estudos Estratégicos (ESTR); Geopolítica (GEO); Relações Internacionais (RI); e Estudos Aplicados à Análise de Crises (ECI). “É uma forma de os alunos buscarem uma solução pacífica, dentro do Conselho de Segurança, para uma crise internacional, envolvendo dez países fictícios”, completou.
O CAED congrega civis de instituições convidadas, públicas ou privadas, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de militares da Marinha, do Exército, da Força Aérea Brasileira, das Forças Auxiliares e de Nações Amigas. Neste ano, o Exercício contou, ainda, com a participação de alunos dos cursos de Relações Internacionais e de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília (UCB). “Muitos desses alunos poderão aplicar esses conhecimentos em futuros casos reais de conflitos”, explicou o Coordenador Geral do Exercício.
De acordo com o Prof. Dr. Fabio Albergaria de Queiroz, um dos responsáveis pela Concepção Intelectual do ECI, o exercício é uma marca da ESD. “Colocamos em um cenário fictício de alta complexidade, onde civis e militares foram organizados em países, organizações não governamentais e mídias. Durante esse processo, eles tiveram que resolver problemas de forma colegiada, participando de reuniões bilaterais e multilaterais e construindo alianças”, destacou.
Para a Tenente-Coronel Selma Lúcia de Moura Gonzales, Professora Doutora da ESD e uma das coordenadoras do Exercício, o ECI é muito importante porque ele é uma aproximação da realidade, trazendo aos alunos a prática de todas as teorias estudadas no CAED. “Esse é um grande momento do Curso que coroa as disciplinas aprendidas na sala de aula”, sublinhou.






