Notícias
ESD e Centro Soberania e Clima promovem Conferência Internacional
A Escola Superior de Defesa (ESD) e o Centro Soberania e Clima promovem a 1ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima. A atividade ocorre nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de junho, em Brasília (DF), de forma presencial e remota. A abertura do evento contou com a participação do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Presidente do Conselho de Administração do Centro Soberania e Clima, General de Exército Sérgio Etchegoyen, e do Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, além de diversas autoridades civis e militares.
Nestes dois dias, cerca de 30 especialistas, incluindo acadêmicos, representantes do Estado e do segmento civil da sociedade, se reúnem para discutir os desafios impostos pelas mudanças climáticas e suas implicações para a segurança, para o desenvolvimento sustentável e para a defesa nacional.
Em suas palavras iniciais, o General Lancia agradeceu a presença de todos e o empenho da ESD para a realização do evento. “Acredito que encontramos um formato adequado, em um ambiente acadêmico, como é a Escola Superior de Defesa, para discutir os temas soberania, clima e meio ambiente. Tenho a certeza de que os palestrantes e os debatedores poderão contribuir para o melhor entendimento desses temas tão importantes, que devem ser discutidos, diariamente, no Brasil e no mundo”, declarou.
Em complemento, o General Etchegoyen falou sobre a atividade do Centro Soberania e Clima. “O nosso objetivo é elaborar uma estratégia nacional para enfrentar as mudanças climáticas e garantir um futuro próspero, justo e sustentável para o Brasil. As questões ambientais trazem profundas preocupações e discussões sobre consequências climáticas, impactos e mudanças que já estão transformando o nosso modo de viver”, disse.
A palestra de abertura foi realizada pelo Ministro da Defesa, José Mucio, que ressaltou o potencial do Brasil e sua relevância no mundo, bem como a liderança regional que tem sido pautada pelas relações internacionais. Neste contexto, ele destacou a reserva hídrica de água doce no País, que concentra cerca de 12% das reservas do planeta e 53% dos recursos hídricos da América do Sul, incluindo rios, bacias hidrográficas e aquíferos fronteiriços e transfronteiriços. “A importância das reservas de água doce no Brasil para a nossa soberania é absolutamente indiscutível. As nossas bacias hidrográficas são extensas e possuem elevado volume de água. Além disso, temos os aquíferos Guarani, ao Sul, e o Alter do Chão, ao Norte do País. A escassez de água no mundo tem potencial para gerar riscos e conflitos à soberania brasileira. O inestimável manancial hídrico brasileiro pode suscitar discursos e narrativas por diversos organismos internacionais, à semelhança sobre o que já ocorre em relação à nossa Amazônia. Sendo assim, o tema deve ser considerado como absolutamente prioritário”, alertou.
No decorrer do dia, o evento contou, ainda, com dois painéis, um intitulado “Democracia, Soberania e Clima”, apresentado pela Professora da Universidade Torcuato Di Tella, Rut Diamint; e outro sobre o tema “Mudanças Climáticas, Segurança e Defesa”, ministrado pelo Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador André Aranha Corrêa do Lago.
Também foram realizadas duas rodadas de debates. A primeira com a participação de representantes do Observatório do Clima, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (BAMA), da Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa (ASPLAN) e do Washington Brazil Office. Em seguida, ocorreu o segundo painel, com os debatedores do Athena Lab (Chile); da Escola Superior de Defesa; do William J Perry Center (EUA); e do Instituto Espanhol de Estudos Estratégicos. Após as considerações dos painelistas, os participantes puderam realizar perguntas.
Podcast
– Durante o evento, foi divulgada a segunda temporada do Podcast Conexões para Convergir, que visa contribuir para a construção de um diálogo democrático com foco na preservação ambiental como interesse nacional.
Para participar
- O evento continua nesta quinta-feira (29), presencial e à distância. Os interessados devem acesse o link https://soberaniaeclima.org.br/conferencia/. Mais informações
aqui.
Reportagem Ten JOR Cristiane dos Santos - ACOMSOC/ESD
Fotos Cabo L Carvalho e Soldado Pedro Lucas - ACOMSOC/ESD