Notícias
Escola Superior de Defesa promove o 1° Diálogo pela Integridade
Com o objetivo de abordar a prevenção e o enfrentamento ao assédio e à discriminação, a Escola Superior de Defesa (ESD), por meio da Ouvidoria da instituição, realizou, na manhã desta quarta-feira (13/03), o 1° Diálogo pela Integridade. O evento reuniu toda a equipe da ESD, incluindo os funcionários terceirizados, para debater a importância da integridade institucional e a promoção de um ambiente profissional respeitoso e seguro.
Em suas palavras de abertura, a Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins ressaltou a relevância do tema e o compromisso da Escola com a ética, a transparência e o respeito no ambiente institucional. “Prevenir e enfrentar o assédio e a discriminação é uma tarefa coletiva. Homens e mulheres devem caminhar lado a lado para fortalecer um espaço íntegro e respeitoso, em que todos possam exercer suas funções com segurança e tranquilidade. Este diálogo viabiliza a exposição e ideias, a troca e os insights que fortalecerão a integridade da ESD e, sobretudo, a nossa convivência profissional e pessoal”, destacou.
A programação do evento incluiu duas palestras conduzidas por especialistas na área jurídica. A primeira, ministrada pela Dra. Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz, Procuradora de Justiça Militar e ex-Procuradora-Geral do Ministério Público Militar, abordou o tema “A complexidade das relações humanas: assédio moral, crimes de importunação e assédio sexual”, destacando os desafios enfrentados pelas instituições na identificação, prevenção e combate a essas práticas.
Após um breve intervalo, a segunda palestra foi conduzida pela Dra. Caroline de Paula Oliveira Piloni, Promotora de Justiça Militar. A especialista abordou “Crimes militares contra a dignidade sexual: prevenir, punir e erradicar”. Durante sua apresentação, foram discutidas as implicações legais desses crimes e os mecanismos de prevenção e punição dentro das Forças Armadas.
Ao final das apresentações, as palestrantes responderam a perguntas enviadas pelos participantes, e esclareceram medidas institucionais e jurídicas de enfrentamento ao assédio e à discriminação.
Ouvidoria
O evento reforçou a importância de promover um ambiente de trabalho profissional ético, igualitário e seguro. Para isso, a Escola Superior de Defesa conta com uma ouvidoria. Um canal para fortalecer a transparência, a participação e a responsabilidade, em que servidores civis e militares, alunos e colaboradores, podem expressar suas opiniões, sugerir melhorias e relatar problemas de forma segura e eficaz. A ouvidoria está disponível 24h pelo site https://www.gov.br/esd/pt-br/a-esd/acesso-a-informacao/ouvidoria ou presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h.
Por 1º Ten Nádia Fontes
Fotos: SD Neiva
Assessoria de Comunicação Social
Escola Superior de Defesa
(61) 2023-5018





